22/01/2025 09h15
Foto: Divulgação
Os aeroportos de Santa Catarina registraram uma movimentação de 8,2 milhões de viajantes em 2024, representando um crescimento de 12,6% em relação ao ano anterior. Este foi o terceiro ano consecutivo com aumento na movimentação.
O destaque ficou por conta da área internacional, que movimentou 890 mil passageiros, um crescimento de 127,6% em relação a 2023, posicionando o estado como o terceiro do país em movimentação de passageiros estrangeiros. Os dados foram apurados pela Gerência de Aeroportos da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf), em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
“Santa Catarina tem muitos atrativos. As pessoas querem conhecer o nosso estado. Foi preciso elevar o setor aéreo e de turismo para atender essa demanda. Criamos uma pasta específica para o setor logístico de aeroportos, portos e ferrovias, com a Spaf. Fortalecemos a Secretaria do Turismo. Envolvemos setores interessados, e o resultado está nessa movimentação extraordinária que alcançamos”, destacou o governador Jorginho Mello.
“Os dados confirmam o que já vínhamos registrando ao longo do ano. A chegada de voos para a América do Norte e Europa impulsionou este setor, colocando Santa Catarina como o terceiro estado em movimentação de passageiros internacionais no Brasil. Isso é resultado de um esforço conjunto entre a iniciativa privada e o setor público para posicionar nosso estado no cenário internacional”, afirmou o secretário da SPAF, Beto Martins.
Na movimentação de cargas, foram registradas 20,6 mil toneladas em 2024, um aumento de 43,4% em relação a 2023. Desse total, 15,7 mil toneladas foram movimentadas no mercado doméstico, um crescimento de 31,8% em relação ao ano anterior, enquanto 4,9 mil toneladas foram movimentadas no mercado internacional, com alta de 99,6%.
O desempenho de Santa Catarina foi 3,5 vezes maior que a média nacional, que registrou um crescimento de 3,5% na movimentação de passageiros e 11,3% no transporte de cargas.
Entre os aeroportos, o maior movimento foi registrado em Florianópolis, com 4,8 milhões de passageiros, sendo 3,9 milhões em voos domésticos e 882,5 mil em voos internacionais. Navegantes teve 2,1 milhões de passageiros, Chapecó registrou 614,6 mil, Joinville contabilizou 480,8 mil, Jaguaruna movimentou 135,2 mil, e Correia Pinto, 20,4 mil passageiros.