Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Ação conjunta realiza ‘Operação descarte’ no Porto de Santos

O objetivo é fiscalizar como as embarcações estão fazendo a retirada de seus resíduos

16/09/2021 10h17

Foto: Divulgação

Até 7 de outubro uma megaoperação conjunta está sendo realizada no Porto de Santos. Trata-se da Operação Descarte, que tem a coordenação do Ibama e a participação da Marinha do Brasil, Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq, Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, Polícia Federal e Receita Federal. A ação começou na segunda-feira (13) com o objetivo de fiscalizar como as embarcações estão fazendo a retirada de seus resíduos.

O Porto de Santos está organizando as fiscalizações, informando as rotas, as cargas e a permanência dessas embarcações na área de fundeio. Com os dados apresentados, são traçadas ações em terra, água e ar. Para a operação em terra, as equipes do Porto de Santos, da Antaq, do Ibama e da Anvisa irão verificar a documentação de retirada de resíduos.

Já a equipe aérea informa à equipe de mar acerca dos navios que estão com porões abertos na área de fundeio. Esses fiscais, então, subirão a bordo para checar se existe serviço de limpeza.

Durante as inspeções, caso se evidencie qualquer irregularidade de descumprimento de norma do Porto de Santos referente à retirada de resíduos, a Antaq tratará da questão.  Caso se identifiquem outras irregularidades, com tipificação em normas de outros órgãos, estes ficam encarregados de emitir suas notificações ou autuações.