16/04/2022 09h15
Foto: Divulgação
Nos próximos 12 meses, a Refinaria Mataripe, administrada pela Acelen, vai realizar um ciclo de paradas programadas para manutenção. O objetivo da ação é oferecer as melhorias necessárias para obter uma operação com os mais altos níveis e padrões de segurança e excelência internacionais. Das 26 unidades de produção da Refinaria de Mataripe, 11 passarão por paradas programadas nesse período.
Para isso, a Acelen irá investir R$ 500 milhões. Serão gerados cerca de 4 mil postos de trabalho até o pico das atividades da parada previsto para outubro de 2022. O investimento é parte do plano estratégico da companhia em modernizar a planta de 70 anos para ampliar os níveis operacionais de 65% em 2021 para mais de 97% da capacidade instalada após a modernização.
Esta estratégia possibilita a oportunidade de apresentar novos produtos, otimizar o atendimento aos seus clientes, expandir sua produção para outros mercados, e, simultaneamente, garantir segurança no abastecimento do mercado regional e nacional.
Além da geração de empregos, a parada de manutenção também proporciona oportunidades de negócios no entorno da refinaria, movimentando a economia local em São Francisco do Conde, Madre de Deus e Candeias.
Para garantir a segurança de todos os colaboradores e dos terceirizados, a empresa preparou um plano de recepção aos novos trabalhadores que irão participar das paradas, com objetivo de treinar, formar, orientar para que a parada ocorra com êxito e total segurança.