04/07/2022 15h32
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No primeiro trimestre deste ano, o ambiente macroeconômico favorável, sustentado pela forte demanda do consumidor, foi subitamente desafiado pela guerra na Ucrânia. Os estoques das linhas de navegação inicialmente se mantiveram, dada a contribuição marginal da Rússia e da Ucrânia para o comércio internacional global, mas isso logo começou a pesar sobre os preços da energia, fazendo com que a inflação já alta nas principais economias aumentasse.
Para controlar a inflação, os bancos centrais das principais economias aumentaram as taxas de juros, provocando especulações de que o aperto agressivo da política monetária poderia levar a economia global à recessão. Como resultado, os mercados de ações caíram em todo o mundo e o mercado de transporte não foi diferente. O Container Equity Index da Drewry quebrou sua série de três anos de vitórias no primeiro semestre. Na comparação anual (encerrado em 28 de junho de 2022), o índice registrou queda de 23,1% (em relação a 2021: +127,7%, 2020: +7% e 2019: 36,2%).
Com os estoques das linhas de navegação caindo cerca de 25% em 2022, a questão que surge é se este é o momento certo para investir nesses estoques.
Segundo Drewry, apesar dos riscos iminentes, o desempenho anual pode voltar a ser melhor do que no ano anterior. De acordo com a última previsão da consultoria de mercado de contêineres publicada em junho de 2022, as restrições da cadeia de suprimentos continuarão até o 1S23. Embora isso deva ajudar no desempenho do transporte no ano atual, há preocupações com custos operacionais mais altos em meio ao aumento dos preços do petróleo. Assim, espera-se algum impacto nas margens operacionais, mas o desempenho anual global poderá voltar a ser melhor do que no ano anterior (2021).
Revisões para cima
Em linha com as expectativas da Drewry, as companhias marítimas apresentaram bons resultados no primeiro semestre de 2022 com um aumento médio de receita de 79,4%, Ebitda de 174,4% e Ebit de 152,7%. Faltando apenas um trimestre para o final do ano, dois dos maiores players do setor, Maersk e Hapag-Lloyd, já revisaram suas projeções para este ano para cima.
Como resultado dos altos fluxos de caixa das operações, os balanços de todas as linhas estão inundados de caixa. Em 2021, eles usaram esses ganhos para aumentar suas capacidades operacionais, optando pelo crescimento orgânico ou inorgânico (vertical + horizontal) em vez de pagar dividendos excepcionalmente altos ou quitar dívidas.
Apesar do exposto, a maior parte da renda total foi reservada para os dias cinzentos. Como resultado, embora a dívida bruta geral do setor tenha permanecido quase estável, a maioria das empresas agora tem uma posição de dívida líquida negativa, o que pode amortecer a queda das taxas de frete no curto e médio prazo. Além disso, a retrospectiva sugere fortemente que, no passado recente, muitas operadoras optaram pela lucratividade em vez de ganhar participação de mercado, limitando claramente a escala de quaisquer guerras de preços no futuro próximo.
Zona segura
Por outro lado, o Altman Z-score, baseado nos dados trimestrais mais recentes, indica claramente que todas as companhias marítimas estão na zona segura. De acordo com esse sistema de semáforos, um Z-score igual ou superior a 2,99 indica que a empresa está “segura” (verde); entre 1,8 e 2,99 indica cautela (laranja) e abaixo de 1,8 indica maior risco de falência da empresa: "zona difícil" (vermelho).
De acordo com os resultados apresentados por Drewry, o escore Z de Altman por empresa de navegação é o seguinte: Maersk (4,39); Cosco (3,07); MAC CGM (3,65); Perene (4,95); Hapag-Lloyd (5.11); HMM (4,61); Matson (3,70); LCR (6,48); Litoral (3,82): SITC (4,03); Wanhai (5,12); YMM (5,31); ZIM (4,55).
Classificação baixa
A análise de Drewry destaca os fortes fundamentos da indústria marítima que apresentam um forte argumento para investimento de uma perspectiva de longo prazo.
De acordo com a consultoria, a análise P/BV e EV/Ebitda do Drewry Container Equity Index mais amplo sugere que a avaliação atual do setor está abaixo da média histórica de longo prazo, proporcionando uma oportunidade para investidores de ações.
No entanto, o risco negativo pode ser de um aumento mais rápido nas taxas de juros que, em última análise, desencadearia uma recessão e destruiria a demanda do consumidor. Então, ele sugere um mergulho profundo nos fatores específicos de cada linha de navegação para escolher os vencedores individuais nos quais investir.
Fonte: Mundo Marítimo