Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Acordo do Governo de SP destrava licitação do Trem Intercidades

A previsão do governo é lançar o edital da parceria público-privada ainda este ano

08/11/2022 11h31

Foto: Divulgação 

O governo de São Paulo assinou um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Infraestrutura, que deve destravar a licitação do Trem Intercidades, que vai ligar Campinas a São Paulo.

Com o acordo, a futura concessionária do Eixo Norte do Trem vai assumir os direitos e as obrigações da CPTM no trecho ferroviário da Linha 7 – Rubi, no trecho de Jundiaí.

Além disso, vão ser encaminhadas as diretrizes para isso à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). 

Também deve ser levada em conta a segregação da linha férrea. Uma via para carga e outra para passageiros, conforme a prorrogação antecipada do contrato de concessão da MRS Logística, anunciada no mês passado.

O projeto do Eixo Norte é dividido em três etapas: Serviço Linha 7, com 35,2 km, integrado ao sistema metroferroviário, ligando a estação Barra Funda a Francisco Morato, atendendo, ainda, as cidades de Caieiras e Franco da Rocha.

O serviço de trem intermunicipal “parador” de passageiros, com 66 km, vai unir Francisco Morato a Campinas, atendendo, ainda, as cidades de Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí e Louveira.

Finalmente, o serviço de transporte ferroviário intermunicipal de passageiros, expresso, com 101,2 km, ligando a cidade de São Paulo (Estação Barra Funda) e Campinas, com parada em Jundiaí, integrado ao sistema metroferroviário.

A previsão do governo é lançar o edital da parceria público-privada ainda este ano.