15/01/2025 15h12
Foto: Divulgação
O Aeroporto Internacional de Curitiba – Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), consolidou-se em 2024 como um dos dez aeroportos mais movimentados do Brasil para voos internacionais. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), entre janeiro e novembro do ano passado, o terminal registrou 164.148 embarques e desembarques internacionais — uma alta de 87,3% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram contabilizados 98.520 passageiros.
Com essa posição no ranking, superou terminais como os de Belém (PA), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS). No volume de decolagens internacionais, o aeroporto avançou ainda mais, alcançando a oitava posição com 2.233 voos realizados — uma média de seis partidas diárias para o exterior — ultrapassando aeroportos como os de Fortaleza (CE) e Salvador (BA).
A ampliação das operações no Afonso Pena foi impulsionada pela inclusão de novas rotas internacionais, resultado de parcerias importantes estabelecidas pelo Governo do Estado com operadoras aéreas, como Aerolíneas Argentinas, Azul, LATAM e JetSmart, ampliando a malha aérea do Paraná.
Para o secretário estadual de Turismo, Márcio Nunes, o avanço na conectividade aérea também impacta o setor. “O Estado tem trabalhado de forma integrada para atrair novas operações e promover o Paraná como um destino estratégico para negócios e turismo. Um reflexo disso pode ser observado na chegada de turistas internacionais. No ano passado, o Paraná foi o terceiro maior portão de entrada de viajantes estrangeiros no país, com mais de 894 mil pessoas ao longo do ano”, destacou.
Novas Rotas
O crescimento é resultado de esforços conjuntos entre a CCR Aeroportos, que administra o terminal, o Governo do Paraná e empresas do setor privado para ampliar a conectividade aérea e promover o turismo no Estado. Em 2024, a malha internacional do Afonso Pena foi significativamente ampliada, com a inclusão de novos destinos, dobrando o número de operações internacionais sem escala.
A Azul Linhas Aéreas começou a operar voos diretos para Assunção, no Paraguai, em 3 de dezembro do ano passado. A LATAM inaugurou uma rota para Lima, no Peru, em 28 de outubro. A companhia de baixo custo JetSmart passou a oferecer voos regulares para Buenos Aires, na Argentina, em 11 de julho, além de um voo sazonal para Santiago, no Chile, iniciado em 19 de junho.
Com isso, o Aeroporto Afonso Pena dobrou o número de voos internacionais diretos, já contando com operações para Montevidéu (Uruguai) pela Azul, Buenos Aires pela Aerolíneas Argentinas e GOL, e Santiago pela LATAM.
O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu também mantém um voo direto para Santiago, operado desde 2022 pela JetSmart. Com todas as operações combinadas, o Estado encerrou 2024 com um total de nove voos internacionais sem escala.
Márcio Nunes destacou que a ampliação das rotas reforça o potencial do Paraná como um importante hub da América do Sul.
“O crescimento do Aeroporto Afonso Pena é uma conquista importante nesse cenário, pois conseguimos dobrar o número de rotas aéreas internacionais sem escala. Com o avanço do principal aeroporto estadual e o trabalho para atrair mais operações em Foz do Iguaçu, estamos consolidando o Paraná como referência em conectividade aérea e destino turístico de qualidade, o que já tem repercutido no Brasil e no exterior”, concluiu o secretário.