20/11/2021 07h07
Foto: Divulgação
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) voltou a autorizar voos de aeronaves de asa fixa com motores à reação (turbojatos) no Aeroporto Angelo Ponsoni, em Videira, no Meio-Oeste de Santa Catarina. A operação deste tipo de aeronave estava restrita no local devido às más condições do pavimento da pista, que agora foi revitalizada com recursos do Governo do Estado.
“Essa é uma das muitas ações do Governo para a retomada da aviação regional no Estado. Entendemos que onde tem aeroporto operante, tem desenvolvimento e economia pujante”, comemora o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira.
A necessidade de revitalização da pista foi constatada em 2019, quando foi originado o processo da Anac, e a operação foi restrita em 2020, para reduzir riscos aos usuários. No mesmo ano, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade celebrou um convênio com a Prefeitura de Videira, por meio do qual repassou R$ 648 mil para a execução da obra.
O próximo passo, agora, é a instalação de sinalização que permitirá a operação noturna no aeroporto, que opera táxi aéreo, voos executivos, transporte de enfermos, de órgãos para transplantes, de vacinas e de operações de segurança pública.
O aeroporto, que serve a cidade de Videira e também a Região Metropolitana do Contestado, tem uma pista sinalizada com cerca de 1.400 metros de comprimento. Além disso, possui o aeroclube, o único da região Meio-Oeste Catarinense homologado pela Anac em funcionamento com cursos e instruções. O mais próximo da região é o de Chapecó.