27/09/2022 16h42
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Após semanas de sentimento negativo, que se traduziu em um declínio gradual nas taxas de fretamento de contêineres, esse mercado deu uma guinada acentuada, com vários tamanhos de navios caindo acentuadamente nos últimos dias, informa a Alphaliner .
Como exemplo, alguns navios Classic Panamax foram fixados em tarifas de US$ 40.000 e US$ 50.000 por períodos de 6 meses. Isso é cerca de metade do que um navio desse tamanho poderia ter conseguido apenas algumas semanas atrás pelos mesmos negócios. Da mesma forma, a capacidade de 1.700 TEUs encontrou novos empregos de 12 meses em torno de US$ 35.000/dia. No início de agosto, esse tipo de capacidade ainda era negociado em torno de US$ 50.000/dia por um período semelhante.
Esses contratos inevitavelmente influenciarão outros segmentos de tamanho, que provavelmente verão negócios de afretamento significativamente mais fracos sendo fechados nas próximas semanas.
A queda nas taxas de afretamento era esperada, dado o ambiente comercial artificial criado pela pandemia de covid-19. A demanda de carga excepcionalmente alta e o caos logístico global que fizeram com que as taxas de carga e fretamento disparassem só poderiam ter vida curta. De fato, rachaduras na frente de frete começaram a aparecer no início deste ano, quando as taxas spot começaram a cair.
Esta tendência está afetando especialmente as companhias marítimas com alta exposição a cargas spot. Alguns deles já estão lutando para cumprir os custosos compromissos da carta e outros podem ter problemas no futuro.
À medida que os volumes e as taxas de carga continuam caindo, a oferta aumenta, o congestionamento diminui lentamente e os altos riscos de recessão persistem em todo o mundo, a atual queda nas taxas é provavelmente mais do que apenas uma correção do mercado e provavelmente piorará, pelo menos a curto prazo.
As tarifas de frete Panamax Classic (4.000-5.299 TEUs) sofreram um duro golpe nos últimos dias. Um navio de 4.800 TEU controlado pela China foi contratado por um período entre 6 e 12 meses por US$ 50.000 e uma unidade menor de 4.250 TEUs recebeu seis meses por US$ 40.000/dia.
Essas taxas estão pelo menos 50% abaixo do que os proprietários de capacidade semelhante poderiam obter por um acordo de extensão semelhante há apenas algumas semanas. Para contextualizar, os fretadores que quisessem pagar "apenas" US$ 40.000 nesse meio tempo teriam que se comprometer com negócios de 36 meses muito mais longos, que não estão mais disponíveis no mercado atual. Enquanto isso, na frente da oferta, duas unidades de 4.300 TEUs controladas pela Grécia permanecem em posição "spot" na Ásia.
Enquanto isso, nenhum novo negócio foi registrado para os tamanhos 3.000-3.800, 2.700-2.900 e 2.000-2.699 TEUs nas últimas duas semanas. Atualmente não há navios disponíveis para cargas spot, mas a oferta está aumentando nos tamanhos de 3.000-3.800 TEUs com quatro navios a serem contratados em outubro.
As taxas de fretamento para esses tamanhos são influenciadas por desenvolvimentos em segmentos vizinhos. Dado que os Panamaxes clássicos agora estão atrelados a US$ 50.000 por seis (e possivelmente perto de 12) meses, é improvável que 3.000 TEUs voltem a ser atrelados a US$ 80.000/dia para negócios desse escopo.
Da mesma forma, o contrato de unidade de 1.700 TEUs a US$ 35.000 por 12 meses sugere que os dias de navios de 2.500 TEUs atrelados a cerca de US$ 70.000/dia por um ano acabaram.
Fonte: Mundo Marítimo