Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

APM Terminals bate recorde de movimentação no Pecém

As frutas produzidas no Ceará, na Bahia, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte contribuíram para o resultado

11/03/2024 11h30

Foto: Divulgação

A APM Terminals Pecém, operadora do Porto do Pecém, localizado na região metropolitana de Fortaleza, movimentou 283 mil contêineres ao longo do ano passado, o que representa média de 23,5 mil por mês - o melhor resultado em 21 anos de operação.

Uma contribuição importante veio das exportações de frutas, que tiveram início em agosto, com a movimentação de contêineres carregados de melão, melancia, manga e uva, produzidas no Ceará, na Bahia, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte. Naquele mês, a empresa bateu, pela primeira vez, a barreira dos 23 mil contêineres movimentados.

A sequência de crescimento atingiu marcas ainda mais expressivas nos meses de outubro (32.058) e, principalmente, dezembro (32.466) de 2023, quando foram registradas movimentações mensais superiores a 32 mil contêineres. Ao todo, foram movimentados, no ano passado, exatos 283.079 contêineres - média de 23.589 por mês. Desse total, 53% foram de movimentos de cabotagem e 47% de longo curso. O melhor resultado anual já conquistado nos 21 anos de operação da APM Terminals no Porto do Pecém.

“Em 2023, a APM Terminals Pecém testemunhou um ano significativo, marcado por um crescimento notável. Conseguimos um número recorde de movimentos de contêineres no final do ano passado, o que representou um aumento de aproximadamente 15% em comparação com o ano anterior. E essa conquista é explicada também pelo fato de termos atraído parte significativa do mercado de exportação de frutas no Brasil”, celebra Daniel Rose, diretor-presidente da APM Terminals Pecém.

Agora a empresa se prepara para concluir os números de janeiro e fevereiro desse ano. Portanto, os números finais do embarque da safra de frutas 2023/2024, realizado ao longo dos últimos sete meses.

“Acreditamos que esses últimos números da safra deverão ratificar a nossa evolução iniciada em 2023 e confirmar a tendência de crescimento para a movimentação de 2024. Estamos entusiasmados com a contribuição que estamos dando ao agronegócio brasileiro”, destaca Daniel Rose.