Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Aviação brasileira ganha mais de 750 mil passageiros em fevereiro

Na média, número representa 200 aeronaves a mais voando por dia

23/03/2025 08h25

Foto: Aena - Divulgação

A aviação civil brasileira segue crescendo em ritmo acelerado em 2025. No segundo mês deste ano, o país registou um acréscimo de 750 mil viajantes em rotas nacionais e internacionais, quando 9,56 milhões de passageiros utilizaram o modal aéreo. Há um ano, o país havia registrado 8,81 milhões. O resultado representa o segundo melhor da história para o mês de fevereiro, com alta de 8,5% na comparação com igual período do ano passado.

O destaque no segundo mês do ano se deu na movimentação de passageiros em voos dentro país. No total, 7,2 milhões de pessoas foram transportadas em mais de 140 aeroportos espalhados por todo o Brasil, valor 7% superior aos números registrados há um ano. Só nesse mercado foram inseridas mais de 475 mil pessoas. Este é o melhor resultado no mercado doméstico para o mês de fevereiro em cinco anos.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, acredita que o sucesso da aviação está diretamente ligado ao trabalho que vem sendo realizado pelo Governo Federal na modernização dos aeroportos e nas políticas públicas desenvolvidas para inclusão de brasileiros no modal aéreo, além do bom momento econômico em que país se encontra.

"A aviação dialoga com o desenvolvimento econômico. A gente tem tido um olhar estratégico para o turismo interno, que é fundamental para o crescimento da economia brasileira. O Brasil está vivendo um momento importante do ponto de vista econômico. A gente precisa preservar as nossas conquistas sociais e avançar na agenda de inclusão de passageiros no setor aéreo. Desde que o presidente Lula assumiu o governo, nós tivemos o ingresso de 20 milhões de brasileiros a mais viajando pelo país", destacou.

Crescimento pelo país

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com exceção do Nordeste, todas as regiões brasileiras tiveram crescimento na movimentação de passageiros durante o segundo mês do ano. A maior alta percentual foi observada no Sudeste, que passou de 3,3 milhões em 2024 para 3,7 milhões em 2025, alta de 10%. Apesar das operações estarem sendo retomadas gradativamente no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, após as fortes enchentes que atingiram o estado em maio do ano passado, o número de viajantes no Sul aumentou 8%, chegando a 924 este ano.

O Norte e o Centro-Oeste também tiveram variação positiva em fevereiro, de 6,7% e 6,5%, respectivamente. A maior região territorial do país movimentou 388 mil turistas em 2025 contra 363 mil no último ano. A parte central do país recebeu quase 52 mil passageiros a mais no segundo mês do ano, passando 794 mil para 846 mil. Os aeroportos do Nordeste reduziram a movimentação de viajantes para 1,344 milhão. No ano passado a região recebeu 1.360 milhão de turistas.

Modernização aeroportuária

O crescimento na movimentação de passageiros pode ser explicado pelos investimentos estratégicos realizados nos terminais aeroportuários brasileiros. Só no último ano foram 42 entregas de obras realizadas de Norte a Sul do país. A região com mais obras realizadas no modal foi a região Norte, com 13 aeroportos requalificados, seguidos por Nordeste (10), Sudeste (8), Centro-Oeste (6) e Sul (5). Além de garantir mais conforto aos turistas, as melhorias permitiram a ampliação da capacidade aeroportuária, promovendo maior conectividade e desenvolvimento do país.