25/07/2024 10h33
Foto: Divulgação
A Avianca apresentou um pedido para adicionar uma nova rota entre a Colômbia e o Brasil, conforme revelou a Autoridade Aeronáutica Civil (Aerocivil) da Colômbia. De acordo com o documento, a companhia aérea solicitou operar entre Medellín/Rionegro, segunda base de operações da Avianca na Colômbia, e São Paulo/Guarulhos, principal mercado do Brasil.
A empresa pretende operar até sete voos semanais com aeronaves Airbus A319, A320 e/ou A320neo, com direito à 3ª e 4ª liberdade aérea. A nova rota substituiria a da extinta Viva, que encerrou suas operações em fevereiro de 2023, e operava com o mesmo modelo de aeronave e frequências solicitadas pela Avianca.
Durante os meses em que operou a rota, a Viva transportou 35.205 passageiros entre Medellín e São Paulo, com uma taxa de ocupação de 75%, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) do Brasil.
A Aerocivil esclareceu que a ligação solicitada pela Avianca não corresponde a uma autorização, mas sim ao processo de adição de rotas, que a empresa deve passar para garantir o cumprimento das regulamentações estabelecidas em cada país, tanto para o mercado internacional quanto para o nacional.
Novidades da Avianca no Brasil
De acordo com a plataforma Cirium, a Avianca opera no Brasil até cinco voos diários distribuídos entre Manaus (MAO), Rio de Janeiro/Galeão (GIG) e São Paulo/Guarulhos (GRU), todos a partir de Bogotá (BOG). Até abril de 2024, a companhia voava para Belo Horizonte (CNF), mas a rota foi suspensa devido ao mau desempenho.
Durante o primeiro semestre de 2024, a empresa transportou 313.186 passageiros, com uma taxa de ocupação de 84%.
Fonte: Aviacionline