11/04/2025 14h21
Foto: Azul - Divulgação
A Azul, companhia aérea que mais investe na aviação regional no Brasil, recebeu nesta sexta-feira (11) a aeronave ATR 72-600 de prefixo PR-YXE, batizada de "Somos Azul". No sábado (12), está prevista a chegada de mais uma unidade do mesmo modelo, o PR-YXF, que receberá o nome de "Alvorada Azul". Com capacidade para transportar, cada uma delas, até 72 Clientes, as novas aeronaves reforçam o compromisso da Azul em acessar e conectar cidades do interior e regiões que historicamente não contavam com voos regulares. Com essas adições, a Azul passa a contar com 42 ATRs integrando sua frota, que agora soma 225 aeronaves no total.
Equipadas com os motores PW127XT, da Pratt & Whitney Canada, as aeronaves apresentam ganhos operacionais relevantes: a nova geração do motor permite reduzir em até 20% os custos de manutenção e em pelo menos 3% o consumo de combustível – resultados de avanços como rolamentos cerâmicos híbridos, compressores mais eficientes e turbinas desenvolvidas com materiais de última geração.
"O ATR é uma peça estratégica para conectar o Brasil de ponta a ponta. Historicamente, onde voamos com uma aeronave deste modelo, conseguimos impulsionar a demanda e, após determinado período, passamos a operar com aviões maiores. Isso mostra como acreditamos no potencial do interior do país e no fortalecimento da aviação regional", afirmou Abhi Shah, presidente da Azul.
A chegada dos novos turboélices também está alinhada ao novo posicionamento institucional da companhia, "O Céu do Brasil é Azul". A campanha, interpretada pelos cantores Alceu Valença e Céu e assinada pela agência Africa Creative, reforça a identidade nacional da Azul, a sua confiança no Brasil, além de destacar seu papel como a companhia aérea que mais conhece, conecta e desenvolve o País. "Temos a maior malha aérea em território nacional. A Azul opera em todas as regiões e, em cerca de 100 destinos, é a única companhia que opera os voos.
Os ATRs são essenciais para essa capilaridade, permitindo pousos em pistas curtas e oferecendo flexibilidade operacional para desenvolver mercados emergentes. Estamos muito felizes com essas chegadas e com as nossas perspectivas de crescimento", completou o executivo.