01/01/2025 15h15
Foto: Divulgação
Durante o mês de dezembro de 2024, as companhias aéreas Azul, Gol e Latam seguiram ampliando e atualizando suas frotas com a incorporação de novas aeronaves.
No total, 14 aviões entregues direto da fábrica foram adicionados às suas frotas, embora um deles nunca chegará a transportar passageiros, representando um significativo avanço na modernização e expansão das suas capacidades operacionais.
Este movimento das três grandes companhias aéreas sublinha o compromisso contínuo em modernizar suas frotas, aumentar a eficiência operacional e oferecer melhores serviços aos passageiros, em um mercado aéreo que continua a se recuperar e crescer.
Para a Azul foram 5 aviões do modelo E195-E2, fabricados pela Embraer, registrados com as matrículas PS-AET, PS-AEZ, PS-ADA, PS-ADC e PS-ADD. Os jatos são conhecidos por sua eficiência em consumo de combustível e capacidade de transportar mais passageiros do que os E-Jets da geração anterior.
Além dos cinco, há também um E190-E2, de matrícula PS-AKA, mas que nunca chegará a transportar passageiros, pois foi incorporado pela Azul apenas para “canibalização”, ou seja, com o objetivo de otimizar a manutenção e operação do restante de sua frota de jatos Embraer.
A Gol recebeu três equipamentos do modelo 737 MAX-8, fabricados pela Boeing, registrados sob as matrículas PS-GOL, PS-GRD e PS-GRH, reforçando sua estratégia de modernização da frota, com aeronaves mais econômicas e ecológicas, em meio ao seu processo de recuperação judicial, por meio da justiça dos Estados Unidos (o chamado “Chapter 11”).
Além dos três, há também um 737-800BCF, de matrícula PS-GFG, que, embora não seja novo, entrou na frota da Gol em dezembro, após passar pelo processo de conversão de avião de transporte de passageiros para cargueiro (BCF – Boeing Converted Freighter), evidenciando a crescente demanda e a importância do segmento de carga aérea na companhia.
A Latam recebeu 5 novas unidades do modelo A320neo, fabricadas pela Airbus, registradas sob as matrículas PR-XBU, PR-XBS, PR-XBT e PS-LHU para a Latam Brasil e CC-BHI para a Latam Chile. As aeronaves também se destacam por sua eficiência e redução de custos operacionais.
O último jato, de matrícula PR-XBU, chegou da França ao Brasil pouco antes do ano acabar, pousando no país às 22h28 de na terça-feira (31).
Fonte: Aeroin