24/02/2025 10h48
Foto: Azul - Luiz Neves
A Azul Linhas Aéreas irá suspender os voos entre o aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, e Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, devido a obras que serão realizadas na pista de pouso e decolagens do terminal.
O anúncio foi feito pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), administradora do local e responsável pela comercialização das passagens,. Desde maio de 2024, a companhia aérea mantinha um voo diário utilizando o Cessna 208 Grand Caravan da subsidiária Azul Conecta, com capacidade para até nove passageiros.
Segundo o órgão, as obras têm previsão de duração entre três e quatro meses e não afetarão as operações offshore, feitas por helicópteros. Neste período, os passageiros terão os aeroportos Santos Dumont (SDU), de Jacarepaguá (RRJ) e o internacional do Rio de Janeiro (GIG), que ficam a cerca de 60 km de distância, como opções mais próximas.
Azul vai suspender voos para outros destinos no Rio
A partir de 10 de março, a Azul também irá suspender voos para Campos dos Goytacazes (CAW) e Cabo Frio (CFB), no Rio de Janeiro.
Em nota, a companhia aérea disse que a decisão foi motivada por uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda.
Atualmente, a Azul faz onze voos semanais do aeroporto internacional de Belo Horizonte (CNF) para CFB e um voo diário de VCP para CAW utilizando o ATR 72-600, com capacidade para receber até setenta passageiros.
Azul registra lucro operacional
A companhia aérea Azul teve resultado de quarto trimestre ligeiramente acima das expectativas do mercado, segundo balanço publicado nesta segunda-feira, 24, e afirmou estar otimista em relação ao desempenho neste ano, após um 2024 marcado por uma grande reestruturação da dívida do grupo.
O lucro da Azul antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) atingiu R$ 1,95 bilhão no período de outubro a dezembro, um aumento de 33% em relação ao quarto trimestre de 2023, ajudado por maiores tráfego de passageiros e ocupação das aeronaves.
Analistas, em média, esperavam Ebitda de R$1,91 bilhão para Azul no trimestre, segundo média de previsões compilada pela Lseg.