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Transporte Aquaviário

Bacia de evolução de Itajaí e Navegantes completa 800 giros

Número é alcançado aproximadamente dois anos após a primeira manobra

22/02/2022 08h22

Foto: Luciano Sens

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes atingiu a marca de 800 giros na área da nova bacia de evolução. A manobra foi registrada no domingo (20) com o navio de bandeira da Libéria "Uasc Al Khor", de 299,99 metros de comprimento por 48,20 de largura. Sua atracação ocorreu no terminal da Portonave.

Em 2019, a primeira fase do projeto de ampliação do acesso aquaviário para o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes foi concretizada, possibilitando a chegada de navios de até 350 metros. A primeira manobra de testes na área da nova Bacia de Evolução, ocorrida no dia 16 de janeiro de 2020, foi considerada um marco para a história de Itajaí. A inédita manobra de ré foi realizada com o navio “Valor”, de 300 metros de comprimento e 48,3 metros de largura (boca). A manobra, realizada pela primeira vez no Brasil e América Latina, iniciou no berço 02 da Portonave.

“Este marco de 800 manobras na área da nova bacia de evolução, sem dúvida é uma grande satisfação para a Autoridade Portuária de Itajaí, completar este número tão significativo. É um reflexo das aplicações de investimentos necessários, que transcenderam o sucesso do nosso Porto”, pontua Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí. Ele lembra que esse crescimento que está se consolidando, possibilitou alcançar o recorde na costa brasileira pelo recebimento do maior navio de contêineres em 17 de junho de 2020, o APL Paris (347,04 x 45,27). “O Complexo Portuário do Itajaí permanece entre os 120 maiores portos do mundo, tornando-se um exemplo de gestão portuária pública e municipal, refletindo na importância econômica de Santa Catarina e do Brasil”, diz.

Vindo do Porto de Santos (SP), o navio Uasc AL Khor partiu na tarde de segunda-feira (21), com destino ao Porto de Buenos Aires, Argentina. A embarcação atende a linha Europa, e segundo informações do setor de operações, pode movimentar até 1.000 contêineres (TEUs).

“Nós temos dois marcos importantes para comemorar, no dia 16 de janeiro completamos dois anos da 1º manobra na área da bacia 02, e completamos 800 manobras. Sempre realizado com a máxima segurança e eficiência, pela qual o Porto de Itajaí já é reconhecido. Isso comprova todos os estudos que nós fizemos, as simulações e treinamentos nos ajudaram muito na garantia da segurança nessas manobras. O trabalho em equipe foi realizado pela Autoridade Portuária e Marítima, assim como os terminais, rebocadores e a Praticagem. Todos trabalharam juntos durante este tempo, para garantir que essas manobras fossem realizadas em segurança, e aumentando a capacidade do tamanho dos navios que chegam no Porto, sendo fundamental para nos mantermos, na rota das grandes embarcações que chegam no Brasil”, informa o presidente da Praticagem, Leandro Pedreschi Caliento.

Para Ricardo Amorim, coordenador de Operações e Inteligência da Fiscalização da Superintendência do Porto de Itajaí, os investimentos aplicados para realizar a nova Bacia de Evolução demonstram eficácia nas operações, através da agilidade que o aprimoramento proporcionou:

“Essa marca de 800 giros novamente ratifica a importância de ter essa 2º bacia de evolução, em ralação as melhorias de acesso, tempo de manobra e espera, agilidade dos processos, entre outros pontos positivos. Ficamos muito satisfeitos com essa conquista, tão batalhada e estudada, pensar em 800 manobras em praticamente dois anos, realmente mostra a importância de ter uma 2º manobra, que possibilitou a chegada de navios maiores, que não estavam no mapa do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, e estamos recebendo com regularidade. A tendência é que esses navios continuem vindo, e também navios maiores”, ressalta Ricardo.

A segunda etapa da Bacia de Evolução, está projetada para receber navios de até 400 metros de comprimento por 60 de boca (largura). O projeto contempla e possibilita o acompanhamento da nova realidade do comércio marítimo internacional, que está projetando constantemente navios maiores. A segunda etapa visa adequar a capacidade portuária, para aumentar sua competitividade.

Na opinião do diretor-geral de Engenharia, Jucelino dos Santos Sora, a bacia de evolução 2 é um importante obra de engenharia, que possibilitou o Complexo Portuário de Itajaí, receber navios de 306 a 350 metros de comprimento. “O aumento do tamanho dos navios é uma tendencia mundial, se o complexo não se adequasse a essa realidade, fatalmente perderia a competitividade. Estamos falando de um porto fluvial, e como tal, tem algumas dificuldades como é a navegação. Poucos locais do mundo contam com esse tipo de manobra, isso é possível graças ao trabalho em conjunto realizado pela Autoridade Portuária, Marinha do Brasil, Praticagem e rebocadores”.