Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Barcos para transporte hidroviário são fabricados em Guarujá

As embarcações serão utilizadas em projeto piloto do futuro transporte hidroviário na Baixada Santista

04/08/2023 10h34

Foto: Divulgação 

As embarcações, que serão utilizadas em projeto piloto do futuro transporte hidroviário na Baixada Santista, estão sendo produzidas em Guarujá. A fabricação acontece na NavalBraz Estaleiro Naval, na Marina Dolphin, localizado no Complexo Industrial Naval de Guarujá (CING). A produção dos barcos na cidade é feita pela SP Hidro, startup sediada no Parque Tecnológico de Santos.

Na última semana, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Portuário e Turismo visitaram o estaleiro no CING, para conferir de perto a engenharia e a técnica envolvida na construção deste tipo de embarcação (toda fabricada em alumínio), além de ver os robôs de solda especial e demais estruturas de apoio a essa atividade.

Eles foram recepcionados pelo diretor da SPHIDRO S.A., Gontran Parente e pelo diretor Arquiteto Naval Ovid Duncan. Também acompanharam a visita, os secretários de Turismo de Cubatão e de São Vicente.

Além disso, no mesmo estaleiro de Guarujá fabrica-se, ainda, o único barco de busca e resgate do País de alta tecnologia e autoadriçável. Trata-se de uma especializada fabricada no CING, que poderá ser utilizada pela Marinha.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, a atividade “evidencia, mais uma vez, o enorme potencial do CING e as inúmeras possibilidades de desenvolvimento que este pode trazer, abrigando atividades das marinas, da produção náutica e ações de turismo”.

Ele acrescenta que a empresa, inclusive, obteve recursos junto à Marinha, para desenvolver a fabricação específica de 14 embarcações para este projeto (por meio de parceria público privada com o Estado), de transporte público aquaviário de passageiros na Região, que ainda prevê a interligação com outros tipos de modais.

Para o titular do Turismo de Guarujá, o projeto de transporte hidroviário vai certamente fomentar o turismo náutico da cidade, recentemente premiado. “Ganhamos o Prêmio Top Destinos, na categoria Turismo Náutico, e a ideia é, através do projeto de modal hidroviário, criar uma rota turística de transporte, entre as cidades. Mais estudos também estão sendo feitos”, complementa Fábio.

Incentivo fiscal

Na oportunidade, secretários e representantes da startup falaram da necessidade de sensibilizar o Governo do Estado, em reduzir o percentual do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com o intuito de incentivar a indústria náutica e naval na região.

“Não podemos perder empresas, postos de trabalho e os recursos gerados. Pelo contrário, há que se envidar esforços e estabelecer políticas, para atrair novos investimentos, gerando mais empregos, oferecendo oportunidades para nossos jovens e trazendo desenvolvimento para o município”, ponderou o Secretário de Desenvolvimento de Guarujá.