Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

BMW apresenta X5 e X6 da linha M Competition

Versões dos SUVs contarão com sistema híbrido pela primeira vez

27/02/2023 09h33

Foto: Divulgação 

Depois de mostrar ao mundo no início do mês de fevereiro os novos X5 e X6, a BMW exibiu as versões esportivas de seus SUVs, o X5 e X6 M Competition. Ambos são os primeiros modelos da divisão esportiva M da fabricante alemã a contarem com eletrificação. Os dois são equipados com um conjunto formado pelo motor V8 atualizado para a linha de 2024 e um sistema híbrido leve de 48 volts.

O motor em questão é o V8 4.4 biturbo, enquanto o sistema híbrido entrega mais 12 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. A bateria é recarregada aproveitando a energia gerada nas frenagens. Apesar disso, os dados técnicos seguem iguais aos das versões anteriores do modelo: são 625 cv e 76,5 kgfm. O câmbio Steptronic automático de oito marchas também foi atualizado.

Os dois modelos da BMW contam com tração integral, sendo possível enviar potência somente para as rodas traseiras, se o motorista assim quiser. Tanto o X5 quanto o X6 saem da inércia e alcançam os 100 km/h em 3,9 segundos. Já a velocidade máxima é de 250 km/h, sendo limitada eletronicamente. Se o dono do carro incluir o pacote opcional M Driver’s Package, o modelo chegará aos 290 km/h.

Por fora, as mudanças foram as mesmas observadas nas versões mais “comportadas” do X5 e X6: faróis mais finos e luzes diurnas com formato que lembra ao de uma flecha. A parte inferior dos para-choques ganharam uma abertura maior para melhorar o resfriamento do motor. Também há uma faixa preta alusiva a linha M Competition. Além disso, a grade do M5 passa a ser iluminada, como já era a do M6.

Internamente, X5 e X6 passam a contar com a mais nova central multimídia da BMW, que tem 14,9 polegadas em uma tela curva, além de um painel de instrumentos de 12,3 polegadas. Juntas as duas telas dão a impressão de ser uma peça única. Os dois modelos da linha M Competition possuem alavanca de câmbio do tipo joystick, e não um botão seletor como nas versões básicas do X5 e X6.

A cabine ainda possui acabamento em couro e fibra de carbono, além de bancos esportivos com assinatura da divisão M. Os dois modelos da BMW ainda possuem um pacote de segurança dos mais equipados, tendo sistema de manutenção de faixa com correção automática, aviso de colisão frontal para carros, ciclistas e pedestres e controle de cruzeiro adaptativo.

Os modelos entrarão em produção na fábrica de Spartanburg, no estado americano da Carolina do Sul, e o X6 da série M deverá desembarcar no Brasil a partir do segundo semestre de 2023, com preços sob definição.

Fonte: iCarros