Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

BNDES aprova financiamento de R$ 2,1 bilhões para Embraer

Os recursos serão usados para exportar 16 aviões E-175 para a empresa aérea norte-americana Republic Airways

27/01/2025 10h13

Foto: Divulgação

O BNDES anunciou nesta segunda-feira (27) que aprovou um novo financiamento à Embraer, no valor de 2,1 bilhões de reais, cujos recursos serão usados para exportar 16 aviões E-175 da fabricante brasileira para a empresa aérea norte-americana Republic Airways. A companhia norte-americana já opera exclusivamente com aeronaves da Embraer.

As aeronaves da Embraer serão entregues ao longo de 2025. Pelo modelo de financiamento do BNDES, a Republic Airways assumirá o compromisso de pagamento em dólares ao BNDES, gerando divisas nessa moeda para o Brasil.

“A Embraer é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil e mantém mais de 87% de seus cerca de 21 mil empregos em território nacional”, disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

“Esse apoio estratégico fortalece nossa posição no cenário global, diversificando as alternativas de financiamento e possibilitando à Embraer concorrer no mercado externo em igualdade de condições com nossos concorrentes”, disse o presidente-executivo da Embraer, Francisco Gomes Neto.

Segundo o BNDES, a Republic Airways é uma das maiores companhias aéreas regionais nos EUA. A empresa tem uma frota de mais de 200 aviões Embraer E-170 e E-175. A norte americana oferece cerca 900 voos diários em mais de 80 cidades nos EUA e Canadá.

O BNDES estima que já concedeu 26 bilhões de dólares em empréstimos à Embraer desde 1997 para a exportação de mais de 1.300 aeronaves