Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Canal de Suez cancela desconto para navios-tanque de GNL

Medida vinha sendo aplicado há sete anos

17/03/2022 14h44

Foto: Divulgação

O Canal de Suez anunciou o cancelamento do desconto que vinha sendo aplicado há sete anos à passagem de navios-tanque de gás natural liquefeito (GNL) e que desde novembro passado era de 15%. "O desconto concedido aos navios-tanque de GNL em trânsito no Canal de Suez está cancelado", disse em circular a Autoridade do Canal de Suez, dependente do Governo do Egito, que administra esta rota marítima que liga o Mar Vermelho e o Mediterrâneo. O documento estipula que esta medida será aplicada a partir de 15 de março, informa a EFE.

O canal aplicou uma redução de 25% na tarifa dos navios-tanque de GNL desde 2015, embora em novembro passado tenha reduzido para 15%. A eliminação desta redução, numa altura em que o preço do gás atinge níveis recorde devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, vem a par de um aumento recente das tarifas para os transportadores de gás.

Em novembro do ano passado, quando os preços do gás já estavam em alta, a Autoridade do Canal de Suez anunciou que iria congelar as tarifas dos navios-tanque de GNL, em comparação com o aumento geral de 6%. No entanto, a partir de 1º de março, o custo de travessia da estrada para esses navios subiu 1% e 7% para os que transportam gás liquefeito de petróleo.

A entidade gestora do canal, que desde o ano passado realiza obras de ampliação em alguns dos seus troços, ainda não explicou o motivo da decisão de eliminar os descontos, o que implicará preços mais elevados do gás. 

Fonte: Mundo Marítimo