24/04/2025 10h38
Foto: Divulgação
A Autoridade do Canal do Panamá (ACP) anunciou que realizará trabalhos de manutenção da câmara seca na Eclusa Oeste de Pedro Miguel, uma das duas câmaras de eclusa localizadas na seção do Corte Culebra que conecta o Lago Miraflores ao Lago Gatún, de 27 de maio a 31 de maio de 2025. Durante esses cinco dias, apenas a Eclusa Leste permanecerá operacional, embora com tempos de bloqueio adicionais, o que afetará a capacidade de trânsito pelas Eclusas Panamax.
Em consequência desta intervenção programada, o número de horários disponíveis será reduzido para 16 durante este período, em conformidade com o disposto no Sistema de Reserva de Trânsito (booking). Essa redução afetará tanto as embarcações super quanto as regulares.
A partir da Competição de Desempate do Segundo Período, que será realizada de 13 a 17 de maio para reservas de 27 a 31 de maio, apenas quatro vagas serão alocadas para super navios, enquanto navios regulares não terão vagas para reservas. Da mesma forma, durante o Período de Reserva 3, não serão oferecidos slots para nenhuma categoria de embarcação.
Redução programada
Durante o período de manutenção, restrições adicionais serão aplicadas ao tráfego de embarcações. No total, não mais do que sete supers podem ser reservados em cada direção da hidrovia interoceânica e, dentro destes, apenas dois por direção podem ter restrições de luz natural.
Para embarcações regulares, o trânsito será limitado a duas em cada direção. As reservas alocadas durante o Período Especial e o Período 1 para datas dentro da janela de manutenção serão honradas mesmo que excedam essas limitações.
Após a conclusão da manutenção, as eclusas Panamax serão restauradas à sua capacidade normal de 26 slots a partir de 1º de junho de 2025.
Além disso, a direção do canal anunciou mudanças no Sistema de Reservas. A partir de agora, embarcações com classificação HML = M não serão elegíveis para trocas, substituições ou alterações de data. Para gerenciar seu trânsito, você deve coordenar com o escritório da Autoridade do Canal (CPC) e fornecer a documentação necessária para a nova atribuição de nível.
Fonte: Mundo Marítimo