Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Câncer: Hospital Aristides Maltez é reconhecido nacionalmente

Nos dois primeiros meses de 2020, a unidade realizou quase 1.600 cirurgias

27/04/2020 16h40

Foto: Divulgação

O Hospital Aristides Maltez (HAM) foi reconhecido nacionalmente com unidade hospitalar que mais realiza cirurgias oncológicas e radioterapia no Brasil. O equipamento também é o segundo do país em quantidade de quimioterapias executadas.

Instalada na capital baiana, a unidade é referência na assistência aos pacientes com câncer em toda Bahia. De acordo com o médico Humberto Luciano, superintendente da Liga Bahiana Contra o Câncer - entidade gestora do HAM -, o contrato firmado pela Prefeitura de Salvador com a entidade filantrópica é de fundamental importância para garantir o volume de atendimentos deflagrados pelo hospital.

“Realizamos cerca de 52% de todos os procedimentos de radioterapia e mais de 51% das cirurgias oncológicas da Bahia. Também somos responsáveis por pelo menos 36% dos tratamentos em quimioterapia do estado. Sem o apoio da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) nosso trabalho seria muito mais difícil”, agradeceu.

O secretário municipal da Saúde, Leo Prates, enalteceu a atuação da unidade, única da Bahia habilitada para o acolhimento de pacientes com cânceres raros, e reiterou o compromisso da gestão municipal em assegurar o acesso a assistência integral oncológica ao beneficiário SUS da Bahia.

“É um orgulho para todos os soteropolitanos ter em nossa cidade um hospital integrado aos Sistema Único de Saúde que é uma referência nacional no atendimento dos pacientes oncológicos, sobretudo, àqueles mais carentes“, afirmou Prates.

Somente nos dois primeiros meses de 2020, o HAM realizou quase 1.600 cirurgias, mais de 2.100 internações, 31 mil consultas e mais de 811 mil procedimentos.