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Logística

Caramuru e 3Tentos investirão R$ 251 mi em logística no Pará

Projeto contempla estruturas para recebimento, armazenagem e transbordo de grãos e farelos

27/05/2025 15h20

Foto: Divulgação

A Caramuru Alimentos e a 3Tentos anunciaram um novo investimento de R$ 251 milhões para a construção de um complexo logístico em Itaituba (PA), no Arco Norte. De acordo com publicação do Agrofy News, o aporte foi aprovado em reunião do Conselho de Administração da Caramuru e será aplicado por meio da joint venture Via Maris Navegação e Portos, formada pelas duas empresas.

O projeto contempla estruturas para recebimento, armazenagem e transbordo de grãos e farelos, além de instalações dedicadas ao carregamento de barcaças que utilizarão os rios da região como via de escoamento.

A operação deverá ser iniciada em 2026, com capacidade inicial para movimentar 2 milhões de toneladas por ano. A meta é atingir 5 milhões de toneladas anuais até 2028.

A iniciativa faz parte do Projeto Saída Norte, uma das apostas logísticas da Caramuru para fortalecer rotas alternativas aos tradicionais portos do Sul e Sudeste. A região do Arco Norte tem ganhado relevância nos últimos anos como caminho estratégico para as exportações do agronegócio brasileiro, sobretudo devido à proximidade com os mercados da Europa e à expansão da produção no norte do Mato Grosso.

Sinergia e visão de longo prazo

O diretor de Logística da Caramuru, Antônio Ballan, explicou que a parceria com a 3Tentos representa um movimento estratégico com base em sinergias operacionais e geográficas.

“A 3Tentos foi muito estratégica para a Caramuru pelo perfil de agregar valor aos produtos que a empresa tem. É uma parceria de médio e longo prazo”, afirmou.

Ballan também ressaltou que a estrutura será voltada à recepção e armazenagem de grãos e farelos em Miritituba (PA), com tombadores para descarga de caminhões e facilidades para o embarque de cargas em barcaças no rio Tapajós. Ainda de acordo com o executivo, o modelo de armazém e o porto de saída ainda estão em fase de definição.

Com histórico de atuação logística desde 2014 no Arco Norte, a Caramuru já opera um terminal rodo-hidroviário em Itaituba e realiza exportações pelo Porto de Santana (AP), especialmente de SPC (proteína concentrada de soja) para mercados como a Noruega. Já a 3Tentos possui unidade recente em Vera (MT), próxima a Sorriso, região estratégica para o escoamento via Norte.

“O Arco Norte representa hoje um volume considerável das exportações brasileiras, algo que não se via há cinco ou seis anos. Além disso, os portos da região estão cerca de 3 mil km mais próximos da Europa do que os portos do Sul, o que reduz custos logísticos”, destacou Ballan.

Multimodalidade e resiliência

Apesar dos desafios impostos por eventos climáticos, como as secas recentes que afetaram o rio Amazonas, Ballan afirmou que a navegação na região tem se mantido operável e os efeitos são temporários. Ele também sinalizou que o projeto prevê escalabilidade e flexibilidade diante de variações sazonais.

A joint venture já havia sido aprovada anteriormente pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), com um investimento inicial estimado em R$ 400 milhões. Segundo Ballan, o valor total poderá crescer conforme a demanda e o avanço da safra.

Fonte: Mundo Logística