Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

CDL Jovem promove Dia Livre de Impostos em todo o Brasil

Data conscientiza consumidores e varejistas sobre a alta carga tributária brasileira, uma das maiores do mundo

15/05/2022 10h13

Foto: Ilustrativa

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a alta carga de impostos e apoiar a simplificação tributária no Brasil, o Sistema CNDL, através da CDL Jovem Nacional e das Câmara de Dirigentes Lojistas, promove em todo o país, a 13ª edição do “Dia Livre de Impostos” (DLI). Neste ano, o DLI será no dia 2 de junho. Na data, os consumidores terão a oportunidade de economizar no consumo de diferentes produtos como gasolina, itens do vestuário, de informática, dentre outros.  Os descontos se aproximam de quase metade do preço do restante do ano.

Interessados em participar da campanha precisam apenas se cadastrar pelo site www.dialivredeimpostos.com.br. Após o cadastro, um material gráfico será enviado, para impressão e sinalização nas lojas e uso nas redes sociais.

Assim como em 2020 e 2021, a CDL Jovem vai realizar o projeto de forma online. "A campanha é destinada para todos os lojistas, independente do setor ou tipo de loja. Nossa expectativa é atrair cerca de 250 estabelecimentos, mesmo número de 2021. Entretanto, esperamos que mais pessoas sejam impactadas, por conta do arrefecimento da pandemia e maior presença das pessoas nas ruas e shoppings", explica o presidente da CDL Jovem de Salvador, Bruno Thomaz.

Show de descontos

Na campanha do DLI, produtos selecionados do estoque são colocados à venda com valor sem tributações. Em alguns casos, o tributo chega a ocupar até 80% do valor. “Isso é para o consumidor ter a dimensão da alta carga tributária e do quanto isso afeta o consumo. Para se ter uma ideia, o indivíduo trabalha cerca de seis meses no ano só para pagar impostos”, afirma.

O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e acontece em todos os estados do país em mais de 1.200 cidades. O intuito não é a sonegação de impostos, pois nesse dia o empresário arca com os custos da taxação, para não ser repassado aos consumidores. Em 2021 a data contou com a participação de 26 estados e Distrito Federal, e com a colaboração de mais de 15 mil varejistas e com o apoio de todo sistema CNDL.

Baixo retorno

Levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) de outubro de 2021 apontou o Brasil com a 14ª maior carga tributária para toda a população e é um dos últimos no retorno do dinheiro para a população.

Cerca de 5 meses por ano, o brasileiro trabalha para pagar tributos. No dia 03 de maio, o Impostômetro, painel instalado na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), no Centro Histórico da capital paulista, ultrapassou a marca de R$ 1 trilhão. Este é o montante pago pelos contribuintes brasileiros aos governos federal, estaduais e municipais desde o início do ano. Entram na contabilidade impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e a correção monetária.

Outros países cobram taxas bem maiores, mas conseguem dar um retorno maior à população em termos de serviços públicos e qualidade de vida. A Dinamarca, por exemplo, apresenta uma carga tributária de 45,2% do PIB, a maior do mundo, mas tem o 10º melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), de acordo com dados da ONU de 2020.