Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Centronave: Impacto no comércio exterior brasileiro é prematuro

A entidade afirma que as principais rotas marítimas que ligam o país a seus parceiros comerciais não transitam pelo Canal de Suez

27/03/2021 11h48

Foto: Divulgação

O Centro Nacional de Navegação Transatlântica (Centronave) alertou que qualquer previsão sobre o impacto do encalhe do Ever Given no Canal de Suez para a cadeia global de suprimento e do comércio exterior brasileiro, é muito prematura e incompleta, neste momento. A entidade, que reúne as 19 maiores empresas de navegação de longo curso atuando no Brasil, afirma que as principais rotas marítimas que ligam o Brasil a seus parceiros comerciais são diretas e não transitam pelo Canal de Suez.

 “Trata-se ainda de uma conjectura, sem motivos para alarmismo, uma vez que dependerá principal, mas não unicamente, de quanto tempo a rota pelo Canal permanecerá interrompida, o que hoje não é conhecido”, ressaltou em nota o diretor-executivo do Centronave, Claudio Loureiro de Souza.

A entidade reconhece que, como o incidente afeta diretamente os mercados europeu e asiático, há a possibilidade de algum efeito cascata no comércio mundial, já que 12% de tais fluxos transitam pelo Canal de Suez, sobretudo cargas de petróleo. Cerca de 200 navios de várias bandeiras, tamanhos e tipos aguardam a reabertura da passagem, representando aproximadamente 10% da frota que transita no canal por mês.

Em nota, o Centronave informou que seus associados acompanham de perto as operações em andamento para a reflutuação do navio, as quais considera estarem sendo feitas em alto nível técnico. A entidade acrescentou que os transportadores de longo curso analisam, onde necessário, todas as alternativas possíveis para minimizar quaisquer possíveis impactos a seus clientes globais, incluindo eventualmente o redirecionamento de navios para rotas mais longas como a do Cabo da Boa Esperança, pelo sul da África, caso haja necessidade.

O porta-contêineres de 400 metros de comprimento, 60 metros de coca e 200 mil toneladas de porte bruto, encalhou no Canal de Suez, no Egito, na última terça-feira (23). A autoridade local informou que o incidente ocorreu devido a uma tempestade de areia e a ventos muito fortes. O cargueiro encalhou diagonalmente no canal, impedindo o fluxo de navios e o transporte marítimo naquela passagem. Com 195 quilômetros de extensão, o Canal de Suez é responsável por conectar o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho e representa a rota mais curta do comércio marítimo internacional entre a Ásia e a Europa.

Fonte: Portos e Navios