Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Codeba e AMG viabilizam navios menores no Porto de Aratu-Candeias

A iniciativa vai aumentar as movimentações de produtos no Terminal de Granéis Líquidos

24/01/2022 09h40

Foto: Codeba - Divulgação

A equipe de engenheiros da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) realizou, juntamente com a Agência Marítima Granel (AMG), estudos para viabilizar a atracação de navios de menor porte no Terminal de Granéis Líquidos (TGL) do Porto de Aratu-Candeias, visando diminuir as restrições e consequentemente aumentar as movimentações de produtos na área portuária.

A iniciativa partiu da demanda de encontrar uma alternativa para a atracação do navio "Ceto", com 5,5 mil toneladas de acrilonitrila, no TGL, motivada por conta da distância entre as defensas posicionadas no terminal, tanto no berço Norte, quanto no berço Sul, ser maior do que o corpo perpendicular da embarcação.

Na ocasião, foi decidida a disposição, por meio de guindaste, de uma defensa pneumática móvel entre as defensas tronco cônicas posicionadas na parte norte do berço SUL, o que garantiu que o navio atracasse de forma segura no píer.

A conclusão dos estudos contribui para que embarcações de porte semelhante possam atracar de maneiras mais ágeis e dinâmicas, o que, por consequência, possibilita a diminuição do custo final de produtos, reduz o valor dos fretes marítimos e auxilia a economia dos portos da companhia.