Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Codeba movimenta em outubro mais de um milhão de toneladas

É o terceiro maior volume de movimentação de cargas da história da Autoridade Portuária

23/11/2021 10h50

Foto: Tecon Salvador - Divulgação

Com 1.186.507 toneladas movimentadas nos portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus, a Companhia das Docas do Estado da Bahia - Codeba registrou, em outubro, o terceiro maior volume na movimentação de cargas da sua história. O crescimento de 67,36% em cargas gerais foi determinante para o marco.

O mês ainda foi marcado pela chegada do primeiro lote de trilhos no Porto de Salvador, com cerca de 28.000 toneladas, destinado às obras do segundo trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que liga os municípios baianos de Caetité e Barreiras, e pelo retorno da exportação de madeira no Porto de Ilhéus para o Porto de Aveiro, em Portugal. As operações com a commodity estavam suspensas por causa da pandemia da covid-19.

Quanto ao acumulado de 2021, até outubro, a Codeba registrou aumento de 16,31%, em relação ao mesmo período de 2020. Total de 11.127.974 toneladas. A alta de 24,57% nas importações foi um dos fatores que contribuíram para a elevação dos índices.

Recorde na movimentação de contêiner

O Terminal de Contêineres do Porto de Salvador (Tecon Salvador) registrou crescimento de 18,5% nas movimentações gerais de cargas em outubro, estabelecendo um novo recorde mensal com a soma de 39 mil TEUs (contêineres de 20 pés), comparado ao mesmo período do ano passado. O resultado supera outro marco alcançado também este ano, no primeiro semestre, o de maior volume mensal de contêineres movimentados desde o início das suas atividades, há pouco mais de duas décadas.

Comparado ao desempenho de outubro de 2020, as exportações cresceram 18% (11,1mil TEUs) e as importações evoluíram 24% (7,7mil TEUs).  As cargas com maior representatividade em outubro foram nos segmentos de energia solar (+1.585%), polímeros (+36%) e construção civil (+78%).

De janeiro a outubro deste ano, o Tecon Salvador também apresentou alta nas movimentações de cargas, com 317 mil TEUs, representando 11,8%, em relação a igual período do ano anterior, quando o volume registrado foi de 283,6 mil TEUs.

Um dos mais importantes instrumentos de atração de novos negócios e investimentos para o estado da Bahia, o terminal possui expertise em cargas conteinerizadas e também em operações logísticas complexas como as cargas superdimensionadas (break bulk), destinadas comumente a projetos de grande relevância para o desenvolvimento sustentável, a exemplo dos parques de energia renovável e a implantação de novas plantas.