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Transporte Aquaviário

Continua a crescer frota ociosa de navios porta-contêineres

208 navios com capacidade total combinada de 848.511 TEUs foram registrados fora de serviço

11/05/2022 08h47

Foto: Divulgação

A frota de navios porta-contêineres ociosa do mundo continuou sua tendência de alta no final de abril, apesar da aproximação do pico da temporada de verão (norte). Durante a última quinzena, a frota aumentou em todos os segmentos, exceto nas classes de navios 1.000-2.000 TEU e 3.000-5.100 TEU, informou a Alphaliner .

De acordo com o último levantamento da Alphaliner em 25 de abril, 208 navios com capacidade combinada de 848.511 TEUs foram registrados como ociosos. Isso representa 3,4% de toda a capacidade da frota mundial por unidade. Embora ainda baixo em um contexto mais amplo, esse percentual marca uma nova alta desde o final de 2020. Em comparação com a pesquisa anterior em meados de março, a ociosidade das embarcações aumentou moderadamente em dez embarcações e 91.926 TEUs.

Uma grande parte desse aumento veio de alguns dos navios maiores que foram para reparos. Este valor inclui os navios que aguardam a próxima curva em doca seca e os que aguardam para entrar em serviço após este procedimento.

Navios em estaleiros de reparos continuam dominando a frota ociosa em 74%. Nas últimas duas semanas, houve um aumento de 13 navios e um total combinado de 49.287 TEUs de capacidade. O total de navios em doca seca ficou em 156 navios totalizando 625.219 TEUs.

O segmento "comercialmente inativo" ficou estável com uma queda de três navios. Em termos de capacidade, o segmento aumentou ligeiramente em 19.396 TEUs, para 52 unidades de 223.292 TEUs em 25 de abril.

Desta capacidade ociosa, o número de navios sob controle marítimo diminuiu em um único navio, mas aumentou em 50.535 TEUs em termos de capacidade para chegar a 40 unidades com um total combinado de 209.080 TEUs.

Enquanto isso, a capacidade ociosa dos armadores não operacionais ficou em 12 navios totalizando 14.212 TEUs, o que representa uma redução de dois navios e 7.896 TEUs em relação ao estudo anterior. Isso representou apenas 6% da capacidade total de navios ociosos comercialmente, o nível mais baixo já registrado desde o final de 2020.

Fonte: Mundo Marítimo