Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Covid-19 em tripulação cancela 14 voos no aeroporto de Salvador

Cancelamentos vão continuar até, pelo menos, o dia 16 de janeiro, segundo companhias aéreas

10/01/2022 11h28

Foto: Will Recarey

Casos de covid-19 e influenza entre as tripulações causam o cancelamento de pelo menos 14 voos que chegariam ou partiriam de Salvador nesta segunda-feira (10). Um levantamento realizado pelo Correio no site do Salvador Aiport mostra que, a partir das 8h, foram afetados dez voos da companhia aérea Azul e quatro voos da Latam. Os cancelamentos vão se estender durante a semana, segundo confirma a Latam.

O voo 4942, que partiria da capital baiana com destino às 8h35, com destino a Campinas, por exemplo, não decolou. De lá sairia um no mesmo horário, com destino a Salvador, que também não realizou a viagem. Havia ainda um voo para Campinas partindo às 9h35 que também foi cancelado. O mesmo ocorreu com o voo para Belo Horizonte, com partida prevista para às 9h10, também não foi realizada. O voo saindo de capital mineira também não saiu com destino a Salvador.

A médica baiana Arlene Araújo, 33 anos, vive a agonia de voos cancelados desde o dia 5 de janeiro. Da primeira vez, ligaram na véspera, informando que o voo para Foz do Iguaçu havia sido cancelado. Dessa vez, soube só na hora de despachar a bagagem que o voo foi cancelado porque a tripulação está com covid-19. "Já é a segunda vez que cancelam esse voo. Minha passagem era pro dia 5 de janeiro, aí ligaram um dia antes cancelando. Agora nem ligaram, nem nada, cancelou na hora que fui despachar a mala", conta Arlene, que embarcaria às 3h, num voo da Azul com destino a Belo Horizonte, e lá faria uma conexão para Foz do Iguaçu.

Ela conta que chegou no aeroporto às 21h e somente meia noite foi informada que não viajaria na madrugada. "A única informação que recebi foi que o voo seria cancelado porque a tripulação tinha detectado covid-19 positivo e não seria mais possível o embarque e os passageiros que não residiam em Salvador seriam encaminhados para um hotel com as despesas paga. Eles queriam remarcar meu voo pro dia 13, mas fiz um barraco, aleguei que iria processar a empresa porque poderia perder meu emprego", disse. “A solução encontrada foi remarcar a viagem para essa segunda mesmo, por volta do meio dia, com três conexões. E aí, conseguiram me encaixar no voo hoje meio dia”, comenta. Pra isso, teve que permanecer por 1h30 na loja da companhia, onde viu vários passageiros desesperados diante da incerteza da volta.

No site da companhia aérea Azul não é possível encontrar passagens para ir ou voltar de nenhum desses destinos antes do dia 15 de janeiro. Procurada, a empresa ainda não se posicionou. 

Já a Latam, informou que cancelou quatro voos com partida ou chegada a Salvador nesta segunda-feira (10) e que a medida vai se estender até o dia 16 de janeiro. Hoje, foram cancelados os voos LA4676 (Guarulhos-Salvador), LA4679 (Salvador-Guarulhos), LA3476 (Guarulhos-Salvador) e LA3377 (Salvador-Guarulhos).

Em nota, a Latam informou que, em função do recente aumento de casos de covid-19 e de Influenza, precisou cancelar no Brasil cerca de 1% dos voos domésticos e internacionais programados pela companhia dentro e de/para o país durante todo o mês de janeiro.

"A Latam lamenta essa situação, totalmente alheia à sua vontade. Antes de se dirigir ao aeroporto, a companhia orienta que o cliente confira o status do seu voo diretamente em latam.com. Caso o voo tenha sido alterado, o cliente deve realizar o login no site da Latam e acessar Minhas Viagens > Administrar suas viagens. Neste mesmo campo, pode remarcar a sua viagem sem multa e diferença tarifária ou solicitar o reembolso da passagem sem multa", informou a companhia.

Fonte: Correio