Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Covid-19: Fieb e Senai Cimatec recuperam cilindros de oxigênio

Depois de recuperados os equipamentos serão doados à rede hospitalar

16/04/2021 14h28

Foto: Fieb - Divulgação

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e o Senai Cimatec estão juntos em mais uma iniciativa de apoio ao enfrentamento da Covid-19. As duas entidades uniram-se para realizar a recuperação de cilindros de gases industriais e fazer a adequação para uso hospitalar. “Até agora, 23 cilindros já foram recuperados e entregues ao Governo do Estado. Esperamos chegar em, pelo menos, 100 unidades”, projeta o gerente executivo de Negócios no Senai Cimatec, André Souza Oliveira.

Com o recrudescimento da pandemia e a ampliação do número de internamentos, no mês de março, houve um aumento da demanda por cilindros de oxigênio, principalmente em cidades do interior da Bahia. A recuperação dos equipamentos visa atender a esta demanda emergencial de forma a ampliar a oferta de cilindros.

No momento, o esforço está na mobilização das indústrias para aquisição de mais equipamentos. Para a próxima semana, está prevista a chegada de 50 cilindros ao Cimatec Park, disponibilizados pela Bayer. “Estamos contatando as empresas, como também, em função da repercussão, recebendo contatos. Até o momento, três empresas já se mobilizaram para apoiar a iniciativa”, afirma André Oliveira.

Em 2020, o Senai Cimatec teve um papel relevante nas ações de combate à Covid-19 na produção de álcool em gel, máscaras face shield e na recuperação de respiradores para doação à rede pública. A instituição se uniu também à fabricante de equipamentos de saúde Russer e foram as únicas credenciadas pela Nasa para nacionalizar o Respirador Vital, que, no Brasil, foi batizado de Respirador Vida. As adaptações foram feitas com o objetivo de adequar o equipamento às normas e à cadeia produtiva brasileira, de forma a evitar colapsos e escassez de material para produção ou manutenção dos respiradores.

A iniciativa do Senai Cimatec e da Fieb prevê o mapeamento, coleta e realização de procedimentos de preparação dos cilindros de gases industriais para receber oxigênio medicinal. A adequação dos equipamentos, que inclui serviços de pintura, identificação na cor verde e substituição de válvulas, está sendo feita pelo Senai Cimatec, na unidade do Cimatec Park, em Camaçari, e segue as normas da Anvisa.

“Após identificar e converter os cilindros industriais aptos para uso em ambiente hospitalar, realizamos um processo de limpeza, lixamento, depois pintura e troca de válvulas. Após isso, já é possível encaminhar para as indústrias da área de gases hospitalares para envase”, explica.

Nessa ação, atuam em torno de 13 funcionários do Cimatec em todo processo: identificação, controle, conversão e logística. Todos os cilindros recuperados serão entregues ao Governo da Bahia, aos cuidados do secretário de Planejamento da Bahia, Walter Pinheiro, para a distribuição entre as unidades de saúde dos municípios do estado. “Nosso propósito é contribuir para a mitigação dos efeitos da pandemia”, conclui André.

As empresas industriais que desejarem participar deste projeto devem entrar em contato através do e-mail [email protected] para alinhamento da entrega dos cilindros.