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Gestão

CS Infra formaliza início de operações no Porto de Aratu-Candeias

A empresa prevê o investimento de R$ 627 milhões em dois terminais nos próximos três anos

09/06/2022 10h32

Foto: Ascom - Codeba

A Companhia das Docas do Estado da Bahia – Codeba e a CS Infra, empresa do Grupo Simpar, assinaram o Termo de Aceitação Temporária e Uso Provisório de Ativos, marcando o início da operação, a partir da quarta-feira (8), nos terminais do Porto de Aratu-Candeias. A CS Infra, vencedora do leilão, em 2020 – então CS Brasil - prevê investir R$ 627 milhões, nos primeiros três anos, em obras de melhorias e modernização, como previsto no Plano Básico de Implantação (PIB), aprovado pelo Ministério da Infraestrutura.

Os contratos do ATU12 e ATU18, que juntos somam 200 mil m², terão duração de 25 e 15 anos, respectivamente. Ambos podem ser prorrogados por até 70 anos. As obras serão realizadas sem prejuízos para as operações em curso. “Somos testemunhas de um marco na política portuária da Bahia. É uma contribuição importante para a geração de empregos e mais oportunidades de negócios, fortalecendo a economia local”, destacou Carlos Autran Amaral, diretor-presidente da Codeba, atual gestora do Porto de Aratu-Candeias, e também dos Portos de Salvador e Ilhéus.

Com uma área de 150 mil m², o terminal portuário ATU12 receberá investimentos para implantação, por exemplo, de novo sistema de transportadores de correias, com maior capacidade e casas de transferência para melhorar a movimentação de granéis. Já no ATU18, com 51 mil m², os investimentos serão aplicados em 5 silos de 18 mil toneladas cada, com capacidade estática para armazenagem de grãos, um novo píer de atracação, com sistema de correias transportadoras.

“A CS Infra irá oferecer alto nível de serviço aos exportadores e importadores, após o período de investimentos, teremos como objetivo principal, elevar o nível de produtividade e qualidade dos serviços oferecidos”, destaca Marcos Tourinho, diretor-presidente da CS Portos. Em quatro anos, a expectativa é que os terminais recebam navios com capacidade de 120 mil toneladas e ampliem a movimentação diária para acima das 20 mil toneladas.