Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Dia do Trabalho: Supermercados geram empregos no Brasil

Setor varejista é oportunidade para milhares de pessoas em busca de trabalho

01/05/2021 07h26

Foto: Divulgação

Neste sábado, 1º de maio, é comemorado o Dia do Trabalhador e o varejo continua sendo um vasto campo de oportunidades para o mercado. De quatro empregos gerados, um é criado pelo varejo, maior empregador privado do Brasil, segundo o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV). De acordo com o IBGE, na pesquisa mais recente de 2018, o setor supermercadista lidera a geração de emprego no país, ocupando 45,7 mil pessoas a mais em relação a 2017, totalizando 1,4 milhão de trabalhadores.

Muitas pessoas fora do mercado encontram uma oportunidade no setor varejista, como é o caso de Paulo Roberto de Santana Júnior, 24 anos. Depois de um ano trabalhando como entregador de aplicativo, conseguiu retornar ao mercado de trabalho. O setor supermercadista abriu uma porta para ele, que foi contratado pela bandeira GBarbosa, no início deste ano, na função de auxiliar de patrimônio, em Salvador. 

Como estudante de Logística, Paulo faz planos e diz confiar na oportunidade de crescimento na empresa, que hoje emprega diretamente cerca de 23 mil colaboradores no Brasil. “Depois de algumas tentativas para retornar ao mercado de trabalho, consegui emprego numa multinacional. Acredito que tenho muitas chances de carreira no GBarbosa ou em qualquer outra empresa do Grupo Cencosud”, declara.

Outro exemplo é Edmilson Oliveira, 32 anos, que perdeu o emprego de segurança quando começou a pandemia do novo coronavírus e também teve que trancar a faculdade de Gestão de Segurança. Ele não desanimou e se manteve firme na busca por um novo trabalho, como de fiscal de Prevenção e Perdas, que conquistou em janeiro deste ano, no GBarbosa. “Esse novo emprego me encheu de esperanças e estou dando o meu melhor na função. Penso em voltar à faculdade que tranquei, pois me ajudaria a crescer na empresa. Temos que avançar sempre”, conclui.