24/01/2022 14h18
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O crescimento da demanda de contêineres está perdendo algum ímpeto, mas as linhas de navegação continuarão a colher grandes lucros, de acordo com o último relatório Container Forecaster da Drewry.
A inflação em rápido aumento, os gargalos da cadeia de suprimentos e a variante Ômicron estão conspirando para diminuir o ritmo de crescimento na movimentação de contêineres, forçando a Drewry a rebaixar sua perspectiva de desempenho portuário global até 2022 para 4,6% no último Container Forecaster, de 5,2% em a edição anterior.
A estimativa para todo o ano de 2021 também foi reduzida para 6,5%, de 8,2%.
No entanto, a consultoria prevê que as companhias marítimas registrem um terceiro ano de crescimento anual de 15% ou mais na receita total em 2022, com as vendas globais do setor de transporte marítimo previstas para chegar a US$ 500 bilhões até o próximo ano pela primeira vez.
A Fortune continuou a favorecer as companhias marítimas no terceiro trimestre de 2021, já que o setor novamente superou as expectativas da consultoria, registrando um desempenho estimado de Ebit de US$ 70,9 bilhões, uma impressionante melhoria de nove vezes em relação aos US$ 7,6 bilhões do mesmo trimestre do ano anterior.
Como o setor superou a orientação de Drewry após nove meses (Ebit estimado de US$ 136,5 bilhões), melhorou ainda mais sua orientação para o ano inteiro para 2021, da orientação anterior de US$ 150 bilhões para US$ 190 bilhões, com uma margem de aproximadamente 43%.
A consultoria estima que o terceiro trimestre de 2021 provavelmente represente o pico dos lucros trimestrais para as companhias marítimas, mas que os resultados trimestrais em 2022 permanecerão em uma linha mais uniforme que terá uma média ligeiramente superior. A estimativa revisada de Drewrý para este ano agora é de US$ 200 bilhões (margem de 37%).
Essa previsão de ganhos mais suave decorre de uma mudança do mercado spot instável (e provavelmente em recuo) para contratos mais longos que devem ser assinados em níveis muito mais altos nas próximas negociações.
As linhas de navegação estão acumulando um fluxo de caixa livre significativo que lhes dará amplo espaço para gastar ganhos futuros em dividendos, pagar dívidas e buscar oportunidades de crescimento.
A pandemia e a consequente crise da cadeia de suprimentos são o principal motor do boom nos lucros e preços das companhias marítimas. Em termos simples, quanto mais tempo durar o congestionamento, maiores serão as taxas de frete extremamente altas e os lucros das linhas de navegação.
A posição anterior de Drewry, segundo a qual todo o ano de 2022 seria necessário para consertar a cadeia de suprimentos, já incluía algum espaço para novas interrupções relacionadas a covid-19, embora o surgimento da Ômicron não tenha feito com que a consultoria estendesse o período de recuperação antecipado, acrescentou maior incerteza aos processos.
No geral, Drewry estima que a maior parte do risco do mercado de contêineres cairá para os transportadores em 2022, que está se tornando mais um ano de graves interrupções, escassez de suprimentos e custos extremos.
Fonte: Mundo Marítimo