09/03/2021 15h48
Foto: Codesa
Monitoramento em tempo real nas áreas do Porto de Vitória. E ainda com a possibilidade de obter informações precisas, por meio de imagens e fotografias de alta qualidade. É o que a tecnologia, disponibilizada por drones, oferecerá à Companhia das Docas do Espírito Santos - Codesa, a partir desta semana, quando a Guarda Portuária passará a contar com o uso dos equipamentos em suas ações.
Para dar início a utilização dos aparelhos, foram selecionados e divididos em grupos, trinta guardas portuários, lotados no Centro de Controle e Comunicação, além de inspetores e gestores da Segurança Operacional. O treinamento aconteceu na retroárea do Porto de Capuaba, em Vila Velha, na manhã desta terça-feira (9), e foi ministrado pela empresa Powertop - Geo Tecnologias LTDA. O curso tem carga horária de 40h.
Com a utilização dos drones, o objetivo é aprimorar e tornar mais eficiente o sistema de segurança do porto. Os equipamentos têm características peculiares, tais como: baixo custo de operação, menor quantidade de agentes durante as ações e discrição na atuação.
Segundo o coordenador de Segurança Portuária, Reroldi Monteiro, com o aprimoramento de recursos e a busca por novos instrumentos, essa tecnologia constituirá um importante avanço para otimização das atividades desenvolvidas pela Cosnip. “O foco será combater ameaças às instalações portuárias e auxiliar nas operações como facilitadores que monitoram áreas de difícil acesso”, afirma.