Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Embraer anuncia R$ 20 bi em investimentos no Brasil até 2030

Recursos serão investidos na produção de aeronaves e desenvolvimento de novas tecnologias

13/02/2025 10h40

Foto: Divulgação

A Embraer anunciou, na quarta-feira (12), um plano de investimentos estimado em R$ 20 bilhões até 2030. O anúncio foi feito durante a cerimônia da “Missão 6 da Nova Indústria Brasil - Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais”, realizada em Brasília, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e de outras autoridades.

A previsão de investimentos da Embraer inclui ainda a expansão dos negócios em mercados internacionais e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, com foco na redução dos níveis de emissão de carbono da indústria aeronáutica. Um dos destaques é o eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso na vertical), fabricado pela EVE, do grupo Embraer.

O CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, afirmou que o programa Nova Indústria Brasil tem um papel essencial na retomada da competitividade do País e a parceria com a Embraer, e com toda a Base Industrial de Defesa, continuará sendo fundamental para incentivar as exportações de produtos brasileiros, assim como a geração de empregos qualificados e de renda, garantindo também o domínio de tecnologias críticas voltadas à soberania nacional. 

Gomes Neto disse que a empresa trabalha “intensamente” para aumentar eficiência e produtividade. Segundo ele, a Embraer ampliou vendas e está alcançando novos mercados. Ele afirmou que os avanços são possíveis com apoio institucional do governo. Também se disse otimista com o futuro, que a empresa quer contribuir com as missões no NIB, e que está satisfeito com o avanço das discussões de políticas públicas para retenção de talentos no País.

Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, e Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer - Foto: Vosmar Rosa

A Embraer atua na aviação comercial, executiva, agrícola e de defesa e segurança. A empresa brasileira projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer serviços e suporte a clientes no pós-venda. 

A empresa já entregou mais de 9 mil aeronaves desde sua fundação, em 1969. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros. 

A companhia é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil.