Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Energia solar abastece Viveiro Florestal do Porto de Suape

Essa é uma das ações anunciadas pela empresa em comemoração à Semana do Meio Ambiente

01/06/2021 11h44

Foto: Portos de Suape - Divulgação

O Viveiro Florestal do Complexo Industrial Portuário de Suape passou a ser abastecido por energia solar desde a manhã de segunda-feira (31). Essa é uma das novidades anunciadas pela empresa em comemoração à Semana do Meio Ambiente, que será marcada por vários lançamentos de projetos de sustentabilidade até o próximo dia 11. A data é celebrada, internacionalmente, em 5 de junho.

Para garantir o uso de energia limpa na sementeira, foram instaladas 22 placas fotovoltaicas no telhado do prédio destinado às aulas do projeto Pedagogia Ambiental, para capacitação da população sobre a importância do equilíbrio entre crescimento econômico e sustentabilidade. O uso das placas solares proporcionará economia de até R$ 765,00 por mês. Os equipamentos são responsáveis pela captação e conversão da irradiação solar em energia elétrica.

"Quando uma empresa se preocupa com o meio ambiente, mostra estar atenta para o futuro e para a comunidade em que está inserida. O uso de energia solar garante que a emissão de CO², um dos causadores do efeito estufa, diminua. Esse é um passo muito importante e considerável para a vida de todos. A energia solar é inesgotável, renovável e não poluente", explica Carlos André Cavalcanti, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape

Situado no Engenho Algodoais, às margens da rodovia PE-60, o viveiro tem capacidade para produzir 450 mil mudas de Mata Atlântica por ano. Ocupa uma área de 1,7 hectare e no espaço são desenvolvidas mudas de 78 espécies vegetais do bioma, entre visgueiro, pau-brasil, ipê, ingá, algodão-da-praia, aroeira-da-praia e mutamba etc., para reflorestamento das áreas de proteção do território de Suape, que correspondem a 59% dos 13,5 mil hectares do complexo. As atividades no lugar envolvem 11 colaboradores.

Certificações

Nesta terça-feira (1), será dada a ordem de serviço para que o Viveiro Florestal conquiste duas importantes certificações "ISO 14001 e NBR 16001 - Sustentabilidade Ambiental da Mata Nativa e Social com a Comunidade Anexa ao Viveiro". A primeira é específica aos requisitos mínimos relativos ao sistema de gestão ambiental e tem foco na redução do consumo de recursos e no ganho econômico com o uso da energia solar. Já a segunda estabelece critérios para gestão da responsabilidade social. Para isso, a sementeira deverá implementar ações para promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável, além da transparência das atividades.

Reflorestamento

Na quarta-feira (2) e quinta-feira (3), Suape fará a doação e participará  do plantio de 1.800  mudas em Ipojuca e no Cabo de Santo Agostinho. A ação tem como objetivo fortalecer a consciência ecológica da população das duas cidades e mostrar o quanto a arborização ajuda no equilíbrio do ecossistema urbano. Essa ação faz parte do Seminário de Arborização ocorrido, recentemente, numa parceria com a Prefeitura do Recife, e tem por objetivo o intercâmbio de conhecimentos e fortalecer a consciência ecológica de gestores públicos e da população.