Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Estaleiro Rio Grande reabre para manutenção de navio petroleiro

Após cinco anos de inatividade do local, o navio Siem Helix I permanecerá no local por 45 dias

30/08/2021 11h38

Foto: Portos RS - Divulgação

O dique seco do Estaleiro Rio Grande (ERG) recebeu, na manhã de sábado (28), o navio Siem Helix I, o primeiro após cinco anos de inatividade do local. A embarcação permanecerá docada no espaço por aproximadamente 45 dias, período em que passará por uma manutenção, gerando 500 postos de empregos de forma temporária.

O retorno das atividades no local possui um significado extremamente importante para as operações navais e portuárias da região, uma vez que novos contratos podem ser firmados pela Ecovix, empresa administradora do ERG. O Siem Helix atua na estimulação de poços de petróleo e atua na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.

A embarcação possui 158 metros de comprimento e 36 metros de largura. O reparo será realizado em uma parceria entre a Ecovix e a empresa DockBrasil, especializada na recuperação de navios desse porte. O superintendente dos portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima, classificou esse momento como extremamente importante para a região.

"A reabertura do dique seco do Estaleiro Rio Grande neste sábado é resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo grupo de empresas, liderado pela Ecovix, juntamente com o Porto, para buscar as novas atividades para essa área considerada extremamente nobre", afirmou Estima.

"O dia de hoje é muito especial, pois sempre acreditamos na retomada. Nesses longos anos, enfrentamos muitas dificuldades impostas pelo abandono da Petrobras de um trabalho de longo prazo. A empresa foi desenvolver seus projetos na Ásia, gerando lá os empregos e renda que poderiam estar aqui. Mas fomos resilientes e superamos esse quadro. O mercado de reparos navais pode ser um excelente complemento às atividades de construção, que é o principal objetivo do Estaleiro", celebrou Ricardo Ávila, diretor operacional da Ecovix.