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Transporte Aquaviário

Evergreen encomenda 24 porta-contêineres movidos a metanol

Projeto teria capacidade para 17.400 TEUs, 366 metros de comprimento e 54 metros de boca

07/08/2023 11h33

Foto: Divulgação

Em meados de julho, a Evergreen informou à Bolsa de Valores de Taiwan (TWSE) que havia fechado seus pedidos para uma nova série de porta-contêineres de 16.000 TEUs com propulsão a metanol e dupla combustão. A linha de navegação fez um total de 16 pedidos com a Samsung Heavy Industries da Coréia do Sul e oito com a Nihon Shipyard do Japão, informou a Alphaliner .

Nem a Evergreen nem os estaleiros divulgaram os parâmetros técnicos das embarcações, portanto as 24 embarcações foram consideradas padrão Maxi-Neoanamax (M-NPX) com comprimento de cerca de 366,00 metros e boca de 51 metros (20 fileiras). No entanto, fontes do setor na Ásia sugerem que a companhia marítima tem optado por embarcações um pouco maiores, com comprimento Neopanamax de 366,00 metros, mas com boca de 21 fileiras ou cerca de 54 metros.

Até agora, a Alphaliner não conseguiu confirmar se a Evergreen realmente optou por embarcações Post-Neoanamax (P-NPX) mais largas do que o máximo de 20 linhas do Canal do Panamá. Supondo que o boato seja verdadeiro, a estimativa aproximada da capacidade de uma embarcação P-NPX coloca os navios em cerca de 17.400 TEUs nominais ou pelo menos 17.000 TEUs no caso de um projeto mais "conservador". 

Como a Evergreen já possui vários navios NPX em sua frota e em sua carteira de pedidos (tanto na classe "compacta" de 12.000 TEUs quanto na classe "completa" de 15.000 TEUs) que podem servir as rotas do Canal do Panamá, faria sentido para a companhia de navegação opte por navios porta-contêineres mais largos. Isso criaria economias de escala e ajudaria a mitigar o custo do combustível verde de metanol por espaço.

Com esse tipo de "pequeno Post-NPX" (P-NPX) movido a metanol, a Evergreen seguiria a abordagem da Maersk e optaria por uma "nova" classe de navio que ficaria entre as classes NPX e Megamax de capacidade total. 24.000 TEUs.

A Maersk encomendou inicialmente oito dessas embarcações em agosto de 2021, expandindo posteriormente esse pedido para 12 embarcações e, finalmente, encomendando seis navios adicionais de uma variante um pouco maior em outubro de 2022. Essas embarcações têm capacidade nominal de 16.200 e 17.000 TEUs, respectivamente, desde a Maersk optou por unidades de apenas cerca de 350 metros de comprimento total. 

A Maersk também optou por um arranjo geral incomum com uma proa coberta, enquanto acredita-se que o Evergreen tenha optado por um arranjo mais clássico de eixo duplo.

Fonte: Mundo Marítimo