Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Economia

Exportações do agronegócio somam US$ 6,5 bi em fevereiro

O resultado foi puxado por desempenhos positivos do farelo de soja, algodão, açúcar bruto e milho

11/03/2021 08h35

Foto: Divulgação

As exportações do agronegócio do Brasil somaram 6,47 bilhões de dólares em fevereiro, alta de 2,8% na comparação anual, puxadas por desempenhos positivos do farelo de sojaalgodãoaçúcar bruto e milho, disse o Ministério da Agricultura nesta quarta-feira.

O incremento nos embarques desses produtos, destacou a pasta, compensou a queda verificada nas vendas de soja em grãos, principal produto de exportação do Brasil, cujos volumes embarcados têm sido afetados pelo atraso na colheita em meio a uma safra impactada por questões climáticas.

Com a seca registrada no período do plantio, que atrasou os trabalhos de semeadura, e o excesso de chuvas durante a colheita, realizada entre janeiro e abril nos principais Estados produtores, os embarques da soja recuaram em quase 2 milhões de toneladas em fevereiro, disse o governo.

Em termos de valor, a queda nas exportações da oleaginosa representou um impacto negativo de 560,64 milhões de dólares no mês passado, em comparação com igual período do ano anterior.

O declínio das vendas externas da soja em grãos foi compensado pelo incremento de quatro produtos, que totalizaram 585,26 milhões de dólares em valores absolutos”, disse a pasta em nota, citando farelo de soja, algodão, açúcar bruto e milho.

As vendas externas dos demais produtos que o Brasil exporta subiram 4,5%. Com este incremento maior nos demais produtos, a participação do agronegócio nas exportações brasileiras caiu de 40,3% (fevereiro/2020) para 39,9%”, acrescentou o ministério.

Fonte: Reuters