Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

FAB recebe quatro primeiros caças Gripen da Saab

No total, foram encomendados 36 caças, com entrega até 2024

25/11/2021 14h22

Foto: Saab - Divulgação

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu os quatro primeiros aviões de caça F-39E Gripen da Saab. O ato, com a presença do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, ocorreu na quarta-feira (24) em Linköping (SUE), na sede da Saab. No total, foram encomendados 36 caças, com entrega até 2024.

“O projeto representa um novo patamar tecnológico para o Brasil e tem fundamental importância no desenvolvimento da nossa Base Industrial de Defesa”, afirmou o comandante da aeronáutica brasileira. O contrato do governo brasileiro com a empresa sueca prevê a transferência de tecnologia para a produção do equipamento pela Embraer.

O lote inicial de F-39E será empregado no 1° Grupo de Defesa Aérea da FAB, baseado em Anápolis (GO), iniciando a substituição dos caças Northrop F-5 Tiger II, em serviço no Brasil há 46 anos. Mais adiante, o jato sueco também ocupará a vaga do caça-bombardeiro A-1 (Embraer AMX). O projeto de renovação dos caças foi iniciada em 2006. Em 2013, o governo brasileiro decidiu pelo modelo sueco.

De acordo com a Saab, o Gripen E/F é um avião que pode ser empregado em diversas funções, além das tradicionais missões de combate aéreo. Na prática, isso significa que o Gripen pode desempenhar, simultaneamente, missões ar-ar para interceptar e neutralizar aeronaves, ar-terra para destruir veículos, navios e instalações militares inimigas, e de reconhecimento, nas quais identifica ameaças e patrulha fronteiras. 

Fonte: CNN Brasil