05/07/2023 08h17
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As compras online estão cada vez mais presentes no cotidiano dos consumidores brasileiros: nos seis primeiros meses do ano, os pequenos e médios empreendedores online faturaram 25% a mais em comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando R$ 1,5 bilhão. É o que aponta o levantamento semestral realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas online que é líder na América Latina.
"O varejo online é impulsionado pela conveniência para comprar, variedade de produtos, comodidade nas entregas em domicílio e a inovação tecnológica oferecida pelas lojas virtuais, constantemente se adaptando às necessidades dos consumidores", explica Guilherme Arantes, especialista em e-commerce da Nuvemshop. "O crescimento demonstrado em cada levantamento que fazemos comprova que o e-commerce deve continuar crescendo nos próximos anos".
Um exemplo de comércio online que no primeiro semestre deste ano começou a investir mais no posicionamento de marca é a PtZ Joias, loja focada em joias para público masculino e feminino. De acordo com seu fundador, João Victor Magalhães, a presença em eventos, campanhas com influenciadores, e até live commerce (vendas ao vivo em plataformas digitais), alavancaram as vendas do e-commerce em cerca de sete vezes em comparação com o mesmo semestre do ano passado. O lançamento da coleção em conjunto com o rapper paulista Thiago Veigh, por exemplo, teve tanto sucesso que se esgotou já na pré-venda.
"Apenas em um mês deste ano faturamos mais que na Black Friday de 2022, por exemplo. Para isso, escutar o cliente foi fundamental, pois a partir dos comentários e sugestões deles nós aprimoramos nossas entregas, a qualidade de nossas embalagens e conseguimos direcionar de forma mais assertiva as novas campanhas", conta o empresário.
Não foi apenas a PtZ que multiplicou o faturamento na primeira metade deste ano: o segmento Joias teve aumento de cerca de 77% no faturamento, taxa de crescimento superior aos demais setores, e movimentou R$ 55,5 milhões no período.
Moda (R$ 548 milhões), Saúde & Beleza (R$ 128,5 milhões) e Acessórios (R$ 105,5 milhões) se destacaram no ranking de segmentos com maiores faturamentos no primeiro semestre do ano, conquistando a primeira, segunda e terceira posições, respectivamente.
Durante todo o primeiro semestre, foram vendidos mais de 25 milhões de produtos, valor 16% superior ao registrado no ano passado (21,8 milhões). O valor médio pago por pedido chegou a R$ 248,10. Além disso, o número de pedidos registrados passou de 5 milhões para 6 milhões – crescimento de 20%.
Para a análise, foram consideradas as vendas realizadas entre janeiro e junho de 2022 e 2023 dos lojistas brasileiros da plataforma.