Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Fiat foi a líder vendas no Brasil em 2022

Confira o ranking das marcas mais vendidas em 2022 no mercado brasileiro

06/01/2023 10h56

A Fenabrave divulgou hoje (05/01) os números oficiais de emplacamentos em 2022. E o resultado não foi animador: com 1.957.699 veículos registrados – sendo 1.576.960 automóveis e 380.739 comerciais leves -, o mercado brasileiro recuou 0,85% na comparação com 2021. Trata-se de desempenho bastante similar ao de 2020 (1.950.754), ano mais crítico da pandemia de COVID-19.

A crise global de desabastecimento de insumos para a indústria automobilística e o aumento das restrições às linhas de crédito para os consumidores, associado ao incremento das taxas de juros, também contribuíram para o resultado negativo. Vale ressaltar que a expectativa da entidade no início do ano passado era de que 2022 encerrasse com uma evolução geral na casa dos 5%.

De acordo com José Maurício Andreta Jr, presidente da Fenabrave, “o resultado foi ótimo, consideradas as dificuldades enfrentadas pelo setor ao longo de 2022, lembrando que, no início do ano passado, a crise de abastecimento ainda afetava muito a disponibilidade de veículos novos, houve severos impactos da guerra na Europa, com o aumento dos preços dos combustíveis, crise logística, entre outras consequências, causando muitas incertezas nos compradores.

Com quase 140 mil unidades de vantagem sobre a rival mais próxima, a Fiat (430.202) repetiu a liderança entre as montadoras conquistada no ano passado. Fortemente afetada em 2021 pela crise de componentes, a Chevrolet (291.418) se recuperou e venceu a Volkswagen (269.111) na disputa pela 2ª posição.

A surpresa do ano foi o inédito 4º lugar da Toyota (191.291), que teve um último trimestre mais forte do que a Hyundai (187.809). No top 10, a Honda (56.689) foi o destaque negativo com uma queda superior a 30% - a marca, vale destacar, ficou boa parte do ano com portfólio reduzido com o fim da produção do Civic e com o HR-V aguardando a nova geração.

O outro destaque de 2022 foi a presença da Peugeot (41.767) no top 10 graças a um avanço de mais de 40%, fruto do incremento das vendas do 208. Com o novo C3, a Citroën (32.121) se aproximou bastante da Caoa Chery (35.035) e promete fôlego para tentar subir na tabela ao longo de 2023. Com 13.795 unidades, a BMW chegou ao 4º ano consecutivo como a premium preferida.

Em dezembro

O mês de dezembro foi o melhor de 2022, assim como havia sido em 2021 – até então, agosto (194.142) havia sido o melhor momento do mercado. Foram registradas 202.176 unidades, 5,33% a mais do que em novembro e quase 4,5% acima do registrado há um ano. Este foi o 6º mês consecutivo com avanços na comparação com 2021.

Única entre as seis primeiras a perder fôlego nas últimas semanas, a Fiat (41.773) viu cair de 15 mil para pouco mais de 8 mil unidades a sua vantagem em relação à VW (33.236), com a Chevrolet (32.549) muito próxima da alemã. Após disputa acirrada pelo 4º lugar no mês anterior, desta vez a Toyota (20.735) teve folga sobre a Hyundai (16.499).

Sétima, a Renault (11.794) teve a maior queda dentre as primeiras colocadas nos últimos doze meses (-16,5%). A Citroën, com 4.184 unidades, assegurou seu 4º top 10 seguido. Já a Peugeot (2.513), que perdeu quase metade dos compradores de novembro, teve um de seus desempenhos mais fracos em 2022.