Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.
12/03/2025 08h52
Foto: Divulgação
A Fulwood, empresa do setor de condomínios logístico-industriais, registrou uma ocupação de 98,36% em 2024, acima da média do mercado, que teve uma taxa de vacância de 9,33%. Para 2025, a empresa prevê a continuidade desse desempenho e, pela primeira vez em sua história, está construindo simultaneamente quatro condomínios logísticos, totalizando 160 mil m² de área bruta locável (ABL), com inauguração prevista para este ano.
Segundo o CEO da Fulwood, Gilson Schilis, o momento está propício, sobretudo, para o mercado de galpões logísticos de alto padrão no Brasil. “Atuamos em um dos setores mais dinâmicos do mercado imobiliário comercial e temos nos dedicado a oferecer o máximo de tecnologia para tornar nossos empreendimentos ainda mais eficientes aos clientes, que seguem os mais rigorosos níveis de governança e optam por condomínios alinhados a esses valores”, disse.
De acordo com a empresa, a Fulwood possui o primeiro condomínio logístico do Brasil certificado com o nível Platinum da LEED O+M (Operação e Manutenção), concedido em 2023 ao FW5 – Extrema Business Park – Bloco 2, localizado em Extrema (MG). A certificação reconhece práticas voltadas para a eficiência operacional e manutenção de edifícios.
O setor de condomínios logísticos absorveu mais de 1,5 milhão de m² em 2024, impulsionado pelo crescimento do e-commerce, expansão de operações logísticas e demanda em regiões estratégicas.
Em 2025, a Fulwood expandirá sua presença regional. Um dos novos empreendimentos será o GCR Business Park, em Governador Celso Ramos (SC), primeira operação da empresa no estado. A região tem taxa de vacância de galpões logísticos de 3%, abaixo da média nacional de 10%.
Em São Paulo, a empresa inaugurará em abril o Guarulhos Business Park, localizado na Rodovia Ayrton Senna, com interligação à Avenida Jacu Pêssego, conectando o Aeroporto de Cargas de Guarulhos ao Porto de Santos.
Minas Gerais representa um dos principais mercados da Fulwood, com investimentos contínuos há mais de dez anos. O estado abriga quase metade dos 18 parques logísticos da empresa, incluindo o Betim Business Park e cinco empreendimentos em Extrema. Estão em desenvolvimento o Infinity Business Park, cuja primeira fase será entregue em maio, e o Pouso Alegre Business Park, cuja primeira fase será inaugurada em dezembro. Com as novas unidades, a empresa alcançará 1 milhão de m² de ABL no estado.
A Fulwood também aposta no modelo built to suit (BTS). O Pouso Alegre Business Park, por exemplo, já tem 36% da capacidade locada. A empresa avalia mais de dez propostas para novos empreendimentos e, em terrenos já licenciados, estima um prazo de sete a oito meses para entrega dos galpões operacionais.