Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Gestão da Aena no aeroporto de Congonhas completa um ano

Entre as conquistas notáveis, o aeroporto foi o primeiro no Brasil a receber a nota A no ACOP

18/10/2024 09h18

Foto: Valter Campanato - Agência Brasil

Nesta sexta-feira, dia 17, a Aena, operadora aeroportuária do Brasil, comemora um ano à frente da administração do Aeroporto de Congonhas, o segundo terminal aéreo mais movimentado do país.

Durante este período, a concessionária implementou uma série de melhorias focadas na eficiência operacional e na segurança dos voos, tendo seus esforços reconhecidos por órgãos de supervisão nacionais e internacionais.

Entre as conquistas notáveis, o aeroporto da capital paulista foi o primeiro no Brasil a receber a nota A, a máxima possível, no Atestado de Capacidade Operacional (ACOP) da Anac em resposta a emergências. Em apenas sete meses de gestão, Congonhas avançou da nota C para A, atingindo um impressionante 96,1% de cumprimento dos requisitos regulatórios, o que garante segurança adicional para os passageiros.

Mudanças significativas na operação trouxeram benefícios imediatos tanto para os viajantes quanto para as companhias aéreas. No momento em que a Aena assumiu a administração, o índice de pontualidade dos voos no aeroporto era de aproximadamente 65%. No primeiro ano da Aena na gestão, Congonhas foi classificado como o aeroporto mais pontual do mundo na categoria de grandes terminais, com uma taxa de pontualidade superior a 86% em dois meses consecutivos.

Os investimentos em mobilidade também proporcionaram um conforto maior para os passageiros. A inauguração de novos parques de estacionamento e uma nova área para embarque de carros de aplicativos resultaram em melhorias na organização do trânsito e na experiência do usuário. Além disso, mudanças na layout da sala de embarque otimizaram o fluxo de passageiros, que agora conta com mais assentos e pontos de energia.

A Aena também começou a implementar melhorias na infraestrutura técnica, como a repavimentação das pistas de taxiamento, que abordaram problemas recorrentes de afundamento, contribuindo para a segurança das operações aéreas. Os investimentos em equipamentos de segurança, modernização do transporte de passageiros e melhorias na sinalização também fazem parte das intervenções realizadas.

As principais melhorias já implementadas pela Aena incluem:

  • Recapeamento asfáltico nas ruas de acesso ao aeroporto.
  • Inauguração de um novo bolsão para motoristas de carros de aplicativos.
  • Redução do trânsito local em média de 30% após a implantação do projeto de mobilidade.
  • Aumento de 10 para 13 canais de inspeção de segurança, com previsão de 16 até o final de 2024.

Mudança no layout da sala de embarque

Revitalização das esteiras de bagagem e ônibus, entre outras ações.

Conforme as diretrizes estabelecidas no edital de concessão, a Aena tem um prazo de cinco anos para concluir as obras de modernização do Aeroporto de Congonhas. A companhia já iniciou as intervenções preparatórias para essas melhorias, que incluem a construção de um novo terminal de passageiros, com o objetivo de dobrar o espaço atual para embarque e desembarque.

A expectativa é que a construtora responsável pelas obras seja contratada até o final de 2024, com um investimento superior a R$ 2 bilhões.