Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Gol não vai mais usar água no batismo de aviões

A companhia aérea vai recepcionar novos aviões com um batismo virtual

24/03/2022 15h14

Foto: Divulgação

A Gol Linhas Aéreas anunciou mudanças no tradicional batismo de aeronaves. Ele será feito agora por meio de um filtro do Instagram, de maneira virtual, em substituição a tradicional água de reuso, produzida nas estações de tratamento de esgoto dos aeroportos para serem reutilizadas na refrigeração dos terminais ou nos sanitários dos banheiros, por exemplo.

O ritual do batismo é uma tradição mundial usada para festejar uma nova rota, homenagear a tripulação, como na aposentadoria de comandantes, ou até mesmo a chegada de um novo modelo de aeronave. Após o pouso,  dois caminhões do Corpo de Bombeiros lançam jatos de água que formam um arco ao redor do avião, e ele é considerado ‘batizado’. O evento geralmente envolve dois caminhões, com 1,5 a 2,5 mil litros de água cada. 

O momento é também aproveitado pela corporação para que os testes regulares das mangueiras possam ser feitos, a fim de que os equipamentos possam se manter dentro de normas estabelecidas no setor. 

Para substituir o batismo tradicional, foi criado um filtro para o Instagram chamado “Batismo Sustentável”. O usuário aponta a câmera para o avião, um jato de água virtual aparece e é só fazer a foto. Outra opção é apontar a câmera para um lugar plano e surge uma aeronave em 3D com o jato d 'água.

“Apesar da linda imagem gerada pelo batismo, que atrai curiosos tirando fotos do momento, são utilizados por ação cerca de 3 a 5 mil litros de água. Ainda que seja empregada água de reuso, a ação consome um recurso precioso que pode ser economizado. A Gol decidiu abolir o uso da água em suas comemorações, inovando com uma forma virtual de celebração, com o desejo de que a água tenha destinações mais úteis”, segundo a diretora de Marketing, Comunicação, Canais Digitais e Sustentabilidade da companhia aérea, Loraine Ricino.