Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Greve faz Latam, Gol e outras aéreas cancelarem voos na Argentina

Empresa estatal responsável pelos serviços de rampa, transferência de passageiros e bagagens realiza paralisação

28/02/2024 11h31

Foto: Divulgação

A Latam, Gol e outras aéreas cancelaram todos os voos com destino e origem na Argentina devido a uma greve nesta quarta-feira (28). A paralisação de 24 horas é de funcionários da Intercargo, empresa estatal que presta serviços de rampa no país vizinho. A Intecargo é responsável pela transferência de passageiros e suas bagagens, entre outras tarefas.

Mais de 35.000 passageiros foram afetados pela greve que vem ocorrendo desde a meia-noite pelos sindicatos das companhias aéreas que prestam serviços de rampa e que forçou as companhias aéreas a cancelar cerca de 400 voos em todo o país.

A aérea JetSmart informou que 45 voos tiveram que ser cancelados como resultado dessa ação, afetando 8.300 passageiros. A Aerolíneas Argentinas, por sua vez, informou o cancelamento de 331 voos "como resultado de uma greve realizada por três dos sindicatos que representam os trabalhadores da empresa".

Somente a empresa de baixo custo Flybondi, que opera a partir do aeroporto internacional de Ezeiza, e a American Airlines, não foram afetadas, pois as duas têm trabalhadores próprios para o serviço de rampa e não dependem da Intercargo.

Na noite de terça-feira, a Associação de Pessoal Aeronáutico (APA), a Associação de Pilotos de Linha Aérea (APLA) e o Sindicato de Pessoal Sênior e Profissional de Companhias Aéreas (UPSA) culparam o ministro da Economia, Luis Caputo, por ter "frustrado o acordo que havia sido laboriosamente alcançado após várias horas com funcionários do Ministério Trabalho".

Após a negociação fracassada, eles ratificaram a greve nacional de 24 horas por aumento salarial e em rejeição à "proposta salarial insuficiente do Ministério do Trabalho". Os pilotos e a APA, que representam os funcionários da Intercargo, têm a capacidade de interromper toda a operação do aeroporto.

O acesso ao terminal Jorge Newbery está fechado para os passageiros. De acordo com o La Nacion, a decisão de fechar a entrada foi tomada pela Polícia de Segurança do Aeroporto (PSA).

Empresas oferecem alternativas

Latam

Segundo comunicado, a Latam está oferecendo alternativas para os passageiros afetados por esses cancelamentos, que podem ser acessadas no menu Minhas Viagens (https://www.latamairlines.com/br/pt/minhas-viagens).

  • A companhia informou que todos os passageiros que desejarem alterar a data do voo podem fazer isso sem custo, remarcando a data por até um ano.
  • A empresa também vai reembolsar os passageiros que não quiserem mais viajar devido à greve.

Gol

A Gol cancelou todos os seus voos com destino ou origem na Argentina nesta quarta-feira. Todas as operações serão afetadas nos aeroportos das cidades em que a companhia tem voos agendados para esta data: Buenos Aires (Ezeiza e Aeroparque), Córdoba e Rosário.

Todos os clientes terão seus voos remarcados para outras datas e poderão realizar a alteração sem custos, de acordo com a vontade de cada passageiro. Veja o que fazer:

  • Clientes com bilhetes marcados para esta data estão recebendo comunicação via e-mail e SMS, de acordo com os dados informados no ato da compra, já podendo realizar a autogestão de seus bilhetes nos Canais Digitais da Gol.
  • Para atender os clientes afetados, a companhia aérea também criou operações extras para quinta-feira, dia 29.
  • Em caso de dúvidas, o cliente pode entrar em contato com a Central de Relacionamento pelo 0300 115 2121.
  • Para compras com milhas, o cliente deve procurar diretamente a Smiles pelo telefone 0300 115 7001 (Smiles ou Prata), ou 0300 115 7007 (Ouro Diamante).
  • Para clientes na Argentina, o número de contato é o +55 11 3471 2973, com atendimento em espanhol das 8h às 20h. Clientes que adquiriram bilhetes por agências de viagem devem procurar diretamente seus representantes.

Fonte: La Nacion