07/04/2022 10h59
Foto: Divulgação
A Hapag-Lloyd anunciou o fechamento de seu 'Mediterranean Pacific Service' (MPS) na rota Mediterrâneo – USWC, na qual a ZIM participa através de slots. A linha de navegação manterá uma conexão na rota ferroviária através do porto de Norfolk, Virgínia. A nova configuração causará mudanças na rota entre o Mediterrâneo, o Golfo dos EUA e a América Central, já que o atual serviço 'Mediterrean Gulf Express' ('MGX') se concentrará no Golfo dos EUA. EUA e Norfolk, informa Alphaliner .
O serviço MPS deveria ser cumprido em doze semanas com 12 navios entre 4.250 - 5.100 TEUs escalando nos portos de Tânger, Valência, Livorno, Gênova, Fos, Barcelona, Valência, Cartagena (Col.), Puerto Quetzal, Manzanillo (Mex.), Long Beach, Oakland, Manzanillo (Mex.), Manzanillo (Panam.), Cartagena (Col.). Tânger. No entanto, como os tempos de trânsito reais experimentados pelos clientes no USWC aumentaram drasticamente, a Hapag-Lloyd providenciará conexões ferroviárias entre Norfolk e os portos de Los Angeles e Oakland. Essas novas conexões substituem o serviço MPS e inicialmente se concentrarão apenas em contêineres padrão.
O último serviço MPS no sentido oeste será oferecido pelo "Tokyo Express" de 4.844 TEU que está carregando esta semana no Mediterrâneo. O navio deixará o serviço em 3 de maio no porto de Oakland e seguirá para Dachan Bay, onde se juntará ao novo 'China Germany Express Service' (CGX). Enquanto isso, o último itinerário para o leste será oferecido pelo 4.844 "Seoul Express" em 11 de abril do porto de Oakland.
Os contêineres de/para Los Angeles e Oakland cruzarão o Oceano Atlântico em navios no itinerário revisado da rota Mediterrâneo-EUA do Golfo (MGX). O serviço iniciará o novo programa de desembarques a partir da partida prevista para 13 de abril do "FOS Express" de 5.085 TEUs em Livorno, contemplando os portos de Gênova, Barcelona, Valência, Veracruz, Altamira, Houston, Norfolk, Livorno. O 'MGX' não servirá mais Cartagena (Col.), Kingston (Jamaica), Caucedo (República Dominicana) e Nova Orleans.
Serviço Adicional Ásia-USEC
Enquanto isso, a Hapag-Lloyd lançará um serviço adicional na rota Extremo Oriente-USEC no próximo mês, a ser oferecido através de uma alocação de slots no serviço AA7 operado pela Wan Hai Lines.
De acordo com a Alphaliner, a Hapag Lloyd usará o mesmo nome de serviço AA7, que se somará à sua oferta atual de cinco itinerários na rota Ásia – USEC, através da THE Alliance.
O serviço AA7 contempla um itinerário de onze semanas com 11 navios de 4.200 a 7.240 TEUs, com escala em Ningbo, Taipei, Xiamen, Shekou, Cai Mep, Port Kelang, New York, Charleston, Savannah, Ningbo.
Espera-se que o primeiro serviço em que a Hapag-Lloyd disponibilize vagas, seja aquele que cumpra o “WAN HAI 721” de 7.241 TEUs, que iniciará seu próximo itinerário em 5 de maio no porto de Ningbo.
De acordo com o acordo de afretamento espacial entre as duas companhias marítimas que foi arquivado na Comissão Marítima Federal (FMC) em Washington, a linha Wan Hai fornecerá à Hapag-Lloyd aproximadamente 800 TEUs por itinerário.
Ambas as companhias de navegação podem concordar com uma alocação maior, mas o número de espaços não deve exceder 1.600 TEUs, pois isso exigiria a apresentação de uma emenda ao contrato de afretamento de espaço acordado.
Fonte: Mundo Marítimo