Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Hospital Espanhol em Salvador será reaberto nesta quarta

Unidade vai oferecer 220 leitos, sendo 140 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 80 leitos clínicos

22/04/2020 09h00

Foto: Elói Correa - GOVBA

O Hospital Espanhol será reaberto hoje (22), com 220 leitos instalados, sendo 140 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 80 leitos clínicos. Um dia antes, na manhã desta terça-feira (21), da abertura do centro de tratamento para acolher, exclusivamente, pacientes que tenham sintomas graves da Covid-19, o governador Rui Costa fez uma última vistoria no local, acompanhado da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Aline Peixoto, do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e do reitor da Basílica do Senhor do Bonfim, o padre Edson Menezes, que abençoou a unidade de saúde. 

O governo informou ainda que nos próximos dias serão oferecidos, na Arena Fonta Nova, mais 100 leitos de UTI e 140 leitos clínicos. Além do Espanhol e do Fazendão, que já está em funcionamento, o Estado está montando hospitais de campanha no Hospital Santa Clara, no Hotel Riverside e na Arena Fonte Nova, totalizando 673 novos leitos na Região Metropolitana de Salvador (RMS) para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.

"Esperamos o mais rápido possível passar por esse momento difícil que a Bahia e o mundo atravessam. Será com a colaboração de todos que iremos ultrapassar esse momento rapidamente", disse Rui, ressaltando ainda que já tem os hospitais Couto Maia, Ernesto Simões e Subúrbio. 

"A reabertura do Espanhol era muito esperada pela sociedade e vem num momento extremamente importante para a saúde pública como um dos principais equipamentos de combate ao novo coronavírus na Bahia", destacou Vilas-Boas.  

Os profissionais médicos e de apoio logístico que irão atuar no Espanhol - que também possui salas de cirurgia, emergência e refeitório - já foram contratados. O hospital foi cedido pela justiça federal para o governo baiano em março, e as obras de adequação foram imediatamente iniciadas.

Estrutura no interior

Com 114 leitos destinados a receber pacientes da Covid-19, os municípios de Ilhéus e Itabuna estão recebendo o apoio do Governo do Estado para enfrentar a pandemia. A estrutura deve ser ampliada nos próximos dias. Para isso, o município de Ilhéus aguarda o credenciamento de mais 13 leitos no Hospital São José e outros 30 na montagem de um hospital de campanha, além da montagem de 20 leitos no Centro de Convenções. Já Itabuna, aguarda a habilitação do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, que poderá ofertar até 21 leitos de UTI e 38 clínicos. O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) é a principal referência na região, com 30 leitos de UTI.