Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Indústria automotiva registra 8 paralisações e falta de demanda

Segundo a Anfavea, a produção da indústria automotiva está abaixo do normal

10/04/2023 17h31

Foto: Divulgação 

O primeiro trimestre de 2023 registrou 536 mil unidades de veículos produzidas, o que representou um crescimento de 8% diante do mesmo período de 2022 (496 mil unidades).

Em março de 2023, com 221,8 mil unidades montadas, a indústria automotiva apresentou alta de 37,3% ante fevereiro e 20% em comparação com o mesmo mês de 2022.

No entanto, os números ainda estão muito abaixo do normal. Para se ter uma ideia, a produção registrada nos três primeiros meses do ano passado foi a pior desde 2004.

De acordo com Márcio Lima Leite, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (10), o setor sofre com a falta de demanda.

Foram oito fábricas paradas no mês de março, com dois turnos afetados.

“Lembrando que no passado, as nossas paralisações de fábrica eram muito marcadas pela falta de semicondutores. Agora a gente coloca também e adiciona a questão de demanda”.

E completa: “é um mercado que tem um problema de aquecimento e precisa voltar a patamares que sejam sustentáveis”.

O estoque das montadoras aumentou de 189,2 mil unidades em fevereiro para 203,9 mil unidades em março, o que representa uma alta de 29 para 31 dias. “Isso significa que o mercado está reagindo menos”, pontua Leite.

Fonte: Motor Show