11/04/2023 14h42
Foto: Divulgação
O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) — que mede a inflação oficial do país —, desacelerou a 0,71% em março, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (11). No acumulado dos últimos 12 meses, o número ficou em 4,65%.
O índice foi de 0,84% em fevereiro deste ano. Em março de 2022, a alta havia sido de 1,62%
Com a desaceleração, o número ainda fica acima do centro da meta para 2023, de 3,25%, mas aparece dentro teto da meta, de 4,75%.
Oito dos nove grupos pesquisados pelo instituto tiveram alta no mês, com destaque para o setor de transportes. A gasolina teve grande peso na alta verificada no segmento, com alta de 8,33%. O etanol subiu 3,20%.
“Os resultados da gasolina e do etanol foram influenciados principalmente pelo retorno da cobrança de impostos federais no início do mês, estabelecido pela Medida Provisória 1157 de 2023″, explicou o analista André Almeida, em nota do instituto.
O grupo Transportes apresentou a maior alta em março, com 2,11%. Com isso o impacto no índice geral foi de 0,43 ponto percentual.
Em seguida vieram Saúde e cuidados pessoais, com 0,82%, e Habitação, com 0,57%. As contribuições para o geral foram de 0,11 p.p. e 0,09 p.p., respectivamente.
O grupo Saúde e cuidados pessoais foi impactado principalmente pela alta de 1,20% do plano de saúde, que segue incorporando as frações mensais dos planos novos e antigos referentes ao ciclo de 2022-2023.
Para Habitação, a maior contribuição veio da energia elétrica residencial, que registrou alta de 2,23%.
Com variação de 0,05%, Alimentação e bebidas foi impactado pela queda da alimentação no domicílio — que passou de 0,04% em fevereiro para -0,14% em março.
Único dos nove grupos pesquisados a mostrar variação negativa em março, Artigos de residência foi puxada pelas quedas nos itens de tv, som e informática (-1,77%).
Fonte: CNN