Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

JetSmart cancela uma das rotas para Curitiba

A baixa ocupação também foi um fator decisivo para descontinuar os voos

15/09/2024 10h20

Foto: Divulgação

Em uma nova atualização do sistema de reservas, observa-se que a JetSmart deixará de operar a rota entre Buenos Aires (Aeroparque) e Montevidéu a partir de 30 de setembro de 2024.

Essa rota, inaugurada no último mês de março, foi lançada com o objetivo de competir diretamente com a Buquebús e reforçar a conectividade da “Ponte Aérea” entre as duas capitais.

A suspensão da rota se soma à decisão de cancelar as operações de Buenos Aires (Ezeiza) para Curitiba, no Brasil, lançada há pouco mais de dois meses. Já a rota de Santiago para Curitiba continuará a ser operada pela matriz da JetSmart, no Chile.

A baixa ocupação também foi um fator decisivo para descontinuar os voos. É uma prática comum na aviação comercial mundial, principalmente no segmento de baixo custo, suspender ou cancelar rotas que não cumprem com as expectativas de rentabilidade ou comerciais.

Inicialmente, a JetSmart operava dois voos diários entre Buenos Aires e Montevidéu, o que permitia aos passageiros realizar viagens de ida e volta no mesmo dia. No entanto, devido à baixa ocupação desde o início, a companhia aérea reduziu gradualmente a frequência para 10 voos semanais, e posteriormente para 6 voos semanais.

Apesar dos esforços para atrair passageiros, como conexões para outros destinos via Aeroparque, o lançamento de promoções com tarifas de USD 1 mais impostos e a possibilidade de triangular a rota com o Rio de Janeiro para a temporada de verão 2024/25, estima-se que a baixa demanda levou à decisão de cancelar a rota sem previsão de retorno.

Segundo dados da Anac Argentina, de maio a julho de 2024, a companhia aérea transportou 11.499 passageiros, com um coeficiente de ocupação de 32%, contra 80% de ocupação da Aerolíneas Argentinas no mesmo período. A Aerolíneas Argentinas voltará a ser a única companhia aérea a conectar Buenos Aires e Montevidéu, oferecendo 22 voos semanais a partir do Aeroparque e 3 de Ezeiza.

A JetSmart manterá seus voos sem escalas de Buenos Aires para Assunção, Rio de Janeiro, Lima, Santiago e Florianópolis, assim como Mendoza – Santiago. Além disso, oferecem voos com conexão via Lima ou Santiago para outros destinos no Equador, Peru, Chile e Colômbia.

Em 12 de julho, Porto Alegre deveria ter sido adicionada, mas isso não ocorreu devido ao fechamento do aeroporto em consequência das inundações que atingiram o estado do Rio Grande do Sul.

Apesar desses desafios, a JetSmart continua investindo em sua rede doméstica na Argentina. A companhia aérea anunciou a incorporação de dois Airbus A320 adicionais para o final de 2024, ampliando sua oferta de assentos e fortalecendo sua presença no país.

Fonte: Aeroin